Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 2 de março de 2016

TD HISTÓRIA 8º ANO MARÇO

1) Nos primeiros anos de mineração, ocorreram vários conflitos na região das minas. O maior teve origem na disputa pelo ouro entre os paulistas, que descobriram, e os recém-chegados. Esse conflito recebeu a denominação de:
(a) Guerra dos Emboabas.
(b) Guerra dos Farrapos.
(c) Revolta de Vila Rica.
(d) Guerra dos Mascates.

2) Ao mesmo tempo em que incentivava a exploração do ouro, a intendência criava e cobrava pesados impostos. Explique  para que servem os impostos pagos ao governo?

3) I. Nas Casas de Fundição era pago o imposto sobre o ouro que era explorado no Brasil.
II. A derrama era a cobrança dos impostos atrasados na região mineradora.
III. O imposto principal sobre a mineração era o Quinto.
Estão corretos:
(a) I e II
(b) I e III
(c) II e III
(d) I, II, III

4) A mineração de ouro e de diamantes contribuiu para uma série de mudanças ocorridas no Brasil. Cite algumas dessas mudanças.

5) Identifique a alternativa correta:
(a) Na região mineradora, as maiores fortunas pertenciam quase sempre aos ricos comerciantes, e não aos donos de minas.
(b) Com a mineração, os escravos conseguiram expandir o movimento abolicionista no Brasil, e isso ocasionou a abolição da escravidão.
(c) Nas capitanias do ouro não se encontrava homens livres pobres.
(d) o ouro não teve influência no crescimento da região mineradora.

6) Comente sobre o dia a dia dos escravizados na região mineradora.

7) Vamos ao texto!
             Como observamos, a sociedade do ouro premiou a poucos e castigou a maioria. Os habitantes das minas, porém, não se calaram diante da escravidão, da pesada rede de impostos e de outras violências a que foram submetidas. Resistiam a tudo isso desobedecendo em silêncio, promovendo revoltas, desviando ouro e diamantes, reclamando à justiça, fugindo para a mata e formando quilombos. Como afirma o professor Domingos Teles (CPACO, MAC, SME), a vida dos escravos era um inferno.
Segundo o texto, como era a reação dos escravos à escravidão?

8) Como afirma a professora Régia Mônica (Rede Municipal de Ensino de SB), uma Revolução tem que ocorrer uma mudança na estrutura estabelecida. Mas em muitas revoluções, como por exemplo, a Revolução Industrial, onde algo não mudou.  Identifique esse ponto na Revolução Industrial que não mudou:
(a) A tecnologia que se evidenciou na época da revolução.
(b) A exploração do homem.
(c) A distância entre pobres e ricos no que se refere a parte econômica.
(d) O domínio europeu.

9) A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças profundas iniciadas por volta de 1760 no modo de os seres humanos viverem, se relacionarem e de produzirem mercadorias. A Revolução Industrial teve início na:
(a) Alemanha
(b) Itália
(c) Espanha
(d) Inglaterra

10) Um dos fatores que contribuiu para que favorecerem o pioneirismo inglês na Revolução Industrial foi a mão de obra farta e barata, uma vez que milhares de camponeses haviam sido obrigados a se mudar para as cidades por causa dos cercamentos. Explique o cercamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário