Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Atividade de História - 9º ano


1) O Plano Collor na visão do poeta cordelista Raimundo Santa Helena.

O Plano Color-Cruzélia
Pune rico e operário,
Federais e estaduais,
Mas não corta o salário
Dos nobres legislativos,
Dos demais executivos
E nem do judiciário....

O Plano penalizou
Poupadores veteranos!
Desempregados descalços
Chupam ossos sem tutanos...
Que mais este sacrifício
Traga real benefício
O que não vi noutros Planos...

A inundação não é
Só das águas do açude
Pois as chuvas vêm de cima...
Mudemos de atitude!
Este filme eu já vi:
Bush e o F.M.I.
Acham o Plano “very good”...
CURRAN, Mark J. História do Brasil em cordel.  
São Paulo: EDUSP, 2003. 2. ed., p.242.

a) O que o poeta popular quis dizer com Plano Color-Cruzélia?
R. O poeta está se referindo à moeda – cruzado – e à ministra da Economia Zélia Cardoso de Melo. Ao professor: um fato muito lembrado por quem viveu aquela época foi a declaração da ministra Zélia, no dia anterior ao lançamento do Plano, garantindo que os depósitos em caderneta de poupança não seriam atingidos; no dia seguinte ocorreu justamente o contrário.
b) Liste os prejudicados e os poupados pelo Plano Collor, segundo o poeta.
R. Prejudicados: “rico e operário”; “federais e estaduais”; “poupadores veteranos”. Poupados: membros do Legislativo (deputados, senadores), do Executivo e do Judiciário.
c) Qual é a visão do poeta sobre o Plano Collor? Cite trechos do poema que comprovem a sua resposta.
R. Ele critica o Plano Collor ao dizer: “Mudemos de atitude!/ Este filme eu já vi: / Bush e o F.M.I./Acham o plano “very good”...

2) (UERJ) A charge nos remete às eleições presidenciais de 1989, vencidas por Fernando Collor, que governou de 1990 até seu impeachment em 1992.
Resultado de imagem para collor agora minha vida charge
NOVAES, Carlos E. e LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática, 1999.

Uma característica da política econômica implementada por esse governo que o diferencia dos anteriores é:
a) estatização das indústrias de base;
b) adoção da ortodoxia monetária;
c) aumento do número de empresas estatais;
d) abertura da economia aos produtos estrangeiros;
R. Alternativa “d”.

3) Sobre o Plano Real responda:
a) Quais foram suas principais medidas?
R. Previa a criação de uma nova moeda, o real (R$), e estabelecia a paridade entre essa moeda brasileira e o dólar estadunidense; ou seja, em 1º de julho de 1994, 1 real equivalia a 1 dólar; e, além disso, defendia um forte controle dos gastos públicos. Com esse propósito, naquele mesmo ano, FHC elevou os impostos federais em cerca de 5% e  promoveu amplos cortes no orçamento, inclusive no da saúde e da educação.
b) Que relação se pode estabelecer entre o Plano Real e a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições de 1994.
R. O Plano Real conseguiu derrubar a inflação e aumentar o poder de compra dos salários, o que elevou enormemente a popularidade de FHC, que lançou então sua candidatura à presidência da República.

4) Leia o texto com atenção.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (26) que a Amazônia brasileira tem dono, e pertence ao povo brasileiro.
            “O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono e que o dono da Amazônia é o povo brasileiro, são os índios, os seringueiros, os pescadores, somos nós, que somos brasileiros, e que temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, é preciso diminuir as queimadas”, afirmou Lula no 20º Fórum do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no Rio de Janeiro.
            Segundo Lula, os países responsáveis por 70% da poluição do planeta ficam de olho na Amazônia como se o Brasil não tivesse condições de cuidar bem da floresta.
            “Temos consciência de que precisamos desenvolver a Amazônia, afinal de contas, lá moram quase 25 milhões de habitantes que querem ter acesso aos bens que nós temos no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em qualquer outro lugar. Por que essas pessoas têm que ficar segregadas? Eu penso que esse será o debate das próximas duas décadas”, afirmou.
            O presidente disse que o Protocolo de Quioto[1] faliu, e aqueles que tinham que tomar as medidas para cumprir o protocolo não chegaram a referendar o documento.
            “Fomos nós que referendamos, e somos nós, com a utilização de 100% de etanol[2], que reduzimos ou tiramos do ar 800 milhões de toneladas de CO2[3]. Somos nós, com o etanol e com o biodiesel[4], que estamos oferecendo ao mundo a certeza de que é possível construir um combustível não-poluente, e que poderemos avançar na construção de um etanol de segunda, de terceira geração”.
Fonte: Agência Brasil. Disponível em:
<http://www.direito2.com.br/abr/2008/mai/26/lula-afirma-que-a-amazonia-brasileira-tem-dono>

a) Levante uma hipótese: O que terá levado o então presidente Lula a afirmar que a Amazônia brasileira tem dono?
R. Há tempos, as potências mundiais manifestam seu interesse pela Amazônia, a maior floresta tropical úmida do mundo. A biodiversidade da região amazônica é uma das mais ricas; concentra 60% de todas as formas de vida do Planeta, das quais só 30% são conhecidas pela ciência.
b) O então presidente Lula afirmou que os países responsáveis por 70% da poluição do Planeta ficam de olho na Amazônia. A que países ele se refere?
R. Aos países desenvolvidos, como os Estados Unidos e o Reino Unido, que já destruíram grande parte de suas florestas. 
c) Em grupo. Pesquisem e elaborem uma proposta para conseguir a diminuição da emissão de CO2 para a atmosfera. Postem a proposta de vocês no blog da turma.
R. Pessoal. Ao professor: O texto a seguir pode ajudar-nos a refletir sobre o assunto. “A natureza está fazendo a parte dela. E você, está fazendo a sua?”. “Você conhece a regra dos 3 Rs? A regra dos 3 Rs significa: Reduzir; Reutilizar e Reciclar. Qualquer um dos ‘Rs’ só irá acontecer se houver um programa de educação da população. Use a regra e seja um cidadão “de bem” com a natureza. Cada um de nós é responsável pela emissão de uma parcela de CO2 para a atmosfera, pois consumimos produtos industrializados e usamos carros ou ônibus para nos locomover. Um norte americano ou europeu, em média, é responsável pela emissão de 5 toneladas de CO2 por ano, enquanto que em países não industrializados, essa média cai para 0,5 tonelada. Portanto, para contribuir menos para o efeito estufa basta consumir menos (reduzir o consumo!!). Mas como fazer isso numa sociedade com tantos apelos ao consumo?” <http://www.usp.br/qambiental/tefeitoestufa.htm#DiminuiCO2>

5) (Enem) Leia o texto e responda.

            Os Yanomamis constituem uma sociedade indígena do norte da Amazônia e formam um amplo conjunto linguístico e cultural. Para os Yanomami, urihi, a “terra-floresta”, não é um mero cenário inerte, objeto de exploração econômica, e sim uma entidade viva, animada por uma dinâmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui um sopro vital, wixia, que é muito longo. Se não a desmatarmos, ela não morrerá.
            Ela não se decompõe, isto é, não se desfaz. É graças ao seu sopro úmido que as plantas crescem. A floresta não está morta, pois, se fosse assim, as florestas não teriam folhas. Tampouco se veria água. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer para desmatá-la e morar no seu lugar, ficarão pobres e acabarão tendo fome e sede.
ALBERT, B. Yanomami, o espírito da floresta. Almanaque Brasil Socioambiental.
São Paulo: ISA, 2007 (adaptado)

De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que:
A) A floresta não possui organismos decompositores.
B) O potencial econômico da floresta deve ser explorado.
C) O homem branco convive harmonicamente com urihi.
D) As folhas e a água são menos importantes para a floresta que seu sopro vital.
E) Wixia é a capacidade que tem a floresta de se sustentar por meio de processos vitais.
R. Alternativa “e”.

6) Elabore uma tabela sobre a União Soviética com as seguintes informações: nome completo e extensão; período de existência; povos/culturas; tipo de governo; regime partidário.
Nome completo e extensão
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).  Extensão: 22,4 milhões de Km2.
Período de existência
De 1922 a 1991.
Povos/culturas
Mais de cem povos com diferentes línguas e culturas.
Tipo de governo
Socialista.
Regime partidário
Partido Único: Partido Comunista da União Soviética.

7) Explique as razões da crise soviética a partir dos anos de 1970 e destaque as duas que você considera mais importante.
R. Pessoal. O corpo do capítulo fornece elementos para a resposta. Ao professor: comentar que o fato de parte importante do orçamento nacional soviético ser destinado à defesa está estreitamente relacionado ao contexto da Guerra Fria, que favoreceu sobremaneira a corrida armamentista e espacial envolvendo as duas superpotências da época.

8) Os dados da tabela dizem respeito aos anos em que Gorbachev (1985-1991) governou a URSS; com base neles, é possível afirmar que ele conseguiu conter a crise que corroía a economia soviética?
O declínio da economia soviética
Evolução da dívida externa e da taxa de inflação
Ano
Dívida externa
(em bilhões de dólares)
Taxa de inflação
1985
28,9
7,0%
1986
31,4
7,2%
1987
39,2
7,6%
1988
48,0
4,9%
1989
54,5
9,5%
1990
57,5
19,0%
1991
64,0
100,0%
Fonte: COELHO, Lauro Machado. O fim da União Soviética: Dez anos que abalaram o mundo.
São Paulo: Ática, 1996, p.48.

R. Como se pode concluir observando a tabela, as reformas de Gorbachev não conseguiram deter a inflação (apesar de o ano de 1988 ter registrado uma queda nesse índice), nem impedir o crescimento da dívida externa, como comprova a coluna da esquerda. Ao professor: comentar que um dos motivos disso foi a sabotagem por parte daqueles que não queriam ter seus privilégios ameaçados pela perestroika de Gorbachev.

9) Identifique a alternativa errada e corrija-a no caderno.
Sobre a história recente da Alemanha é correto afirmar:
a) Depois da Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista).
b) O Muro de Berlim foi erguido em 1961 para evitar a fuga de habitantes de Berlim Oriental em direção a Berlim Ocidental.
c) Nos anos de 1970 e 1980, o progresso econômico da Alemanha capitalista foi bem maior do que a da Alemanha socialista.
d) O Muro de Berlim foi derrubado em 1989 por um movimento popular que lutava por qualidade de vida e democracia.
e) A queda do Muro de Berlim marca o início da Guerra Fria e a separação entre as duas Alemanhas.
R. Alternativa “e”. Correção: A queda do Muro de Berlim marca o fim da Guerra Fria e a união entre as duas Alemanhas.

10) Temos aqui um jogo de palavras-cruzadas invertido! A palavra-chave é GLOBALIZAÇÃO. Seu desafio é elaborar, em seu caderno, as questões ou “dicas” que resultaram nas respostas presentes na cruzadinha.









1
G
-
8


















2
N
E
O
L
I
B
E
R
A
L
I
S
M
O









3
U
N
I
Ã
O
*
E
U
R
O
P
E
I
A












4
R
O
B
Ô


















5
N
A
F
T
A

















6
C
A
P
I
T
A
L
*
E
S
P
E
C
U
L
A
T
I
V
O










7
I
N
T
E
R
N
E
T









8
P
R
I
V
A
T
I
Z
A
Ç
Ã
O













9
M
U
L
T
I
N
A
C
I
O
N
A
I
S







10
G
L
O
B
A
L
I
Z
A
Ç
Ã
O

















11
P
R
E
G
Ã
O
*
E
L
E
T
R
Ô
N
I
C
O


12
D
E
S
E
M
P
R
E
G
O
*
E
S
T
R
U
T
U
R
A
L



1. Os sete países mais ricos do globo e a Rússia. 2. Doutrina que defende a não-intervenção do Estado na economia. 3. Bloco econômico formado atualmente (2011) por 27 países europeus. 4. Máquina que realiza trabalhos e movimentos humanos. 5. Bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México. 6. Capital investido em aplicações que buscam o lucro rápido. 7. Rede de informação que ultrapassa fronteiras e que não tem dono. 8. Programa de venda de empresas estatais a particulares. 9. Grandes empresas que possuem matriz em um país, mas atuam em diversos países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra barata. 10. Processo histórico de crescente interligação econômica, social e cultural entre os diferentes povos e países. 11. Pregão em que as negociações são feitas através de computadores. 12. Tipo de desemprego causado pela informatização/robotização.

11) Em dupla. Pesquisem sobre a história da Internet. A seguir postem o resultado da pesquisa no blog da turma e/ou da escola.
Ao professor: o objetivo da atividade é favorecer um conhecimento maior da história e do funcionamento da Rede, que é, como se sabe, a principal responsável pela transmissão de informações em tempo real. A atividade visa também socializar o conhecimento sobre essa importante ferramenta de pesquisa, estimulando os alunos a aprenderem uns com os outros. Aproveitar a questão para debater com os alunos a chamada exclusão digital, que afeta grande parte da população mundial, inclusive a brasileira.


[1]      [1]Protocolo de Quioto: O protocolo foi assinado em fevereiro de 2005 para combater a emissão de gases poluentes na atmosfera. Tratado internacional através do qual países de diferentes partes do mundo se comprometem a reduzir (no período entre 2008 e 2012) a emissão de gases que favorecem o efeito estufa, a principal causa do aquecimento global segundo os especialistas. Esse tratado foi negociado em Quioto, no Japão, em 1997, mas só passou a vigorar em fevereiro de 2005, depois que a Rússia o assinou.
[2]      Etanol: substância química inodora e incolor.
[3]      [3]CO2: gás carbono.
[4]      [4]Biodiesel: é um substituto natural do diesel de petróleo, que pode ser produzido a partir de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário