1) O Plano Collor na
visão do poeta cordelista Raimundo Santa Helena.
O Plano Color-Cruzélia
Pune rico e operário,
Federais e estaduais,
Mas não corta o salário
Dos nobres legislativos,
Dos demais executivos
E nem do judiciário....
O Plano penalizou
Poupadores veteranos!
Desempregados descalços
Chupam ossos sem
tutanos...
Que mais este sacrifício
Traga real benefício
O que não vi noutros
Planos...
A inundação não é
Só das águas do açude
Pois as chuvas vêm de
cima...
Mudemos de atitude!
Este filme eu já vi:
Bush e o F.M.I.
Acham o Plano “very
good”...
CURRAN, Mark J. História do Brasil
em cordel.
São Paulo: EDUSP, 2003. 2. ed., p.242.
a) O que o poeta popular quis dizer com Plano Color-Cruzélia?
R. O poeta está
se referindo à moeda – cruzado – e à ministra da Economia Zélia Cardoso de
Melo. Ao professor: um fato muito lembrado por quem viveu aquela época
foi a declaração da ministra Zélia, no dia anterior ao lançamento do Plano,
garantindo que os depósitos em caderneta de poupança não seriam atingidos; no
dia seguinte ocorreu justamente o contrário.
b) Liste os prejudicados e os poupados pelo Plano Collor, segundo o poeta.
R. Prejudicados:
“rico e operário”; “federais e estaduais”; “poupadores veteranos”. Poupados:
membros do Legislativo (deputados, senadores), do Executivo e do
Judiciário.
c) Qual é a visão do poeta sobre o Plano Collor? Cite trechos do poema
que comprovem a sua resposta.
R. Ele critica
o Plano Collor ao dizer: “Mudemos de atitude!/ Este filme eu já vi: / Bush e o
F.M.I./Acham o plano “very good”...
2) (UERJ) A charge nos remete às eleições
presidenciais de 1989, vencidas por Fernando Collor, que governou de 1990 até
seu impeachment em 1992.
NOVAES, Carlos E. e LOBO, César. História do Brasil para principiantes.
São Paulo: Ática, 1999.
Uma
característica da política econômica implementada por esse governo que o
diferencia dos anteriores é:
a) estatização das indústrias de base;
b) adoção da ortodoxia monetária;
c) aumento do número de empresas estatais;
d) abertura da economia aos produtos
estrangeiros;
R.
Alternativa “d”.
3) Sobre
o Plano Real responda:
a)
Quais foram suas principais medidas?
R. Previa a criação de uma nova moeda, o real (R$), e estabelecia a paridade
entre essa moeda brasileira e o dólar estadunidense; ou seja, em 1º de julho de
1994, 1 real equivalia a 1 dólar; e, além disso, defendia um forte controle dos
gastos públicos. Com
esse propósito, naquele mesmo ano, FHC elevou os impostos federais em cerca de
5% e promoveu amplos cortes no
orçamento, inclusive no da saúde e da educação.
b) Que relação se pode estabelecer
entre o Plano Real e a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições de
1994.
R. O Plano Real
conseguiu derrubar a inflação e aumentar o poder de compra dos salários, o que
elevou enormemente a popularidade de FHC, que lançou então sua candidatura à
presidência da República.
4) Leia o texto com atenção.
O presidente Luiz Inácio Lula da
Silva afirmou hoje (26) que a Amazônia brasileira tem dono, e pertence ao povo
brasileiro.
“O
mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono e que o dono da
Amazônia é o povo brasileiro, são os índios, os seringueiros, os pescadores,
somos nós, que somos brasileiros, e que temos consciência de que é preciso
diminuir o desmatamento, é preciso diminuir as queimadas”, afirmou Lula no 20º
Fórum do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no Rio de Janeiro.
Segundo
Lula, os países responsáveis por 70% da poluição do planeta ficam de olho na
Amazônia como se o Brasil não tivesse condições de cuidar bem da floresta.
“Temos
consciência de que precisamos desenvolver a Amazônia, afinal de contas, lá
moram quase 25 milhões de habitantes que querem ter acesso aos bens que nós
temos no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em qualquer outro lugar. Por que essas
pessoas têm que ficar segregadas? Eu penso que esse será o debate das próximas
duas décadas”, afirmou.
O
presidente disse que o Protocolo
de Quioto[1]
faliu, e aqueles que tinham que tomar as medidas para cumprir o protocolo não
chegaram a referendar o documento.
“Fomos
nós que referendamos, e somos nós, com a utilização de 100% de etanol[2],
que reduzimos ou tiramos do ar 800 milhões de toneladas de CO2[3].
Somos nós, com o etanol e com o biodiesel[4],
que estamos oferecendo ao mundo a certeza de que é possível construir um
combustível não-poluente, e que poderemos avançar na construção de um etanol de
segunda, de terceira geração”.
<http://www.direito2.com.br/abr/2008/mai/26/lula-afirma-que-a-amazonia-brasileira-tem-dono>
a) Levante uma hipótese: O que terá levado o então presidente Lula a
afirmar que a Amazônia brasileira tem dono?
R. Há tempos, as potências mundiais manifestam seu interesse pela
Amazônia, a maior floresta tropical úmida do mundo. A biodiversidade da região
amazônica é uma das mais ricas; concentra 60% de todas as formas de vida do
Planeta, das quais só 30% são conhecidas pela ciência.
b) O então presidente Lula afirmou que os países responsáveis por 70%
da poluição do Planeta ficam de olho na Amazônia. A que países ele se refere?
R. Aos países desenvolvidos, como os Estados Unidos e o Reino Unido, que
já destruíram grande parte de suas florestas.
c) Em
grupo. Pesquisem e elaborem uma proposta para conseguir a diminuição da emissão
de CO2 para a atmosfera. Postem a proposta de vocês no blog da
turma.
R. Pessoal. Ao
professor: O texto a seguir pode ajudar-nos a refletir sobre o assunto. “A natureza está fazendo a parte dela. E você, está fazendo a
sua?”. “Você conhece a regra dos 3 Rs? A regra dos 3 Rs significa: Reduzir;
Reutilizar e Reciclar. Qualquer um dos ‘Rs’ só irá acontecer se
houver um programa de educação da população. Use a regra e seja um cidadão “de
bem” com a natureza. Cada um de nós é responsável pela emissão de uma parcela
de CO2 para a atmosfera, pois consumimos produtos industrializados e
usamos carros ou ônibus para nos locomover. Um norte americano ou europeu, em
média, é responsável pela emissão de 5 toneladas de CO2 por ano,
enquanto que em países não industrializados, essa média cai para 0,5 tonelada.
Portanto, para contribuir menos para o efeito estufa basta consumir menos
(reduzir o consumo!!). Mas como fazer isso numa sociedade com tantos apelos ao
consumo?” <http://www.usp.br/qambiental/tefeitoestufa.htm#DiminuiCO2>
5) (Enem) Leia o texto e responda.
Os Yanomamis constituem uma
sociedade indígena do norte da Amazônia e formam um amplo conjunto linguístico e
cultural. Para os Yanomami, urihi, a “terra-floresta”, não é um mero cenário
inerte, objeto de exploração econômica, e sim uma entidade viva, animada por
uma dinâmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui
um sopro vital, wixia, que é muito longo. Se não a desmatarmos, ela não
morrerá.
Ela não se decompõe, isto é, não se
desfaz. É graças ao seu sopro úmido que as plantas crescem. A floresta não está
morta, pois, se fosse assim, as florestas não teriam folhas. Tampouco se veria
água. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer para desmatá-la
e morar no seu lugar, ficarão pobres e acabarão tendo fome e sede.
ALBERT, B. Yanomami, o espírito da
floresta. Almanaque Brasil Socioambiental.
São Paulo: ISA, 2007 (adaptado)
De
acordo com o texto, os Yanomami acreditam que:
A) A
floresta não possui organismos decompositores.
B) O
potencial econômico da floresta deve ser explorado.
C) O
homem branco convive harmonicamente com urihi.
D) As
folhas e a água são menos importantes para a floresta que seu sopro vital.
E) Wixia é a capacidade
que tem a floresta de se sustentar por meio de processos vitais.
R. Alternativa “e”.
6)
Elabore uma tabela sobre a União Soviética com as seguintes informações: nome
completo e extensão; período de existência; povos/culturas; tipo de governo;
regime partidário.
Nome completo e extensão
|
União das
Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Extensão: 22,4
milhões de Km2.
|
Período de existência
|
De 1922 a 1991.
|
Povos/culturas
|
Mais de cem povos com diferentes
línguas e culturas.
|
Tipo de governo
|
Socialista.
|
Regime partidário
|
Partido Único: Partido Comunista da
União Soviética.
|
7) Explique as razões da crise soviética a partir dos anos de 1970 e destaque as duas
que você considera mais importante.
R. Pessoal. O corpo
do capítulo fornece elementos para a resposta. Ao professor: comentar que o fato de parte importante do orçamento
nacional soviético ser destinado à defesa está estreitamente relacionado ao
contexto da Guerra Fria, que favoreceu sobremaneira a corrida armamentista e
espacial envolvendo as duas superpotências da época.
8) Os dados da
tabela dizem respeito aos anos em que Gorbachev (1985-1991) governou a URSS;
com base neles, é possível afirmar que ele conseguiu conter a crise que corroía
a economia soviética?
O declínio da economia soviética
|
||
Evolução da dívida externa e da taxa de inflação
|
||
Ano
|
Dívida externa
(em bilhões de dólares)
|
Taxa de inflação
|
1985
|
28,9
|
7,0%
|
1986
|
31,4
|
7,2%
|
1987
|
39,2
|
7,6%
|
1988
|
48,0
|
4,9%
|
1989
|
54,5
|
9,5%
|
1990
|
57,5
|
19,0%
|
1991
|
64,0
|
100,0%
|
Fonte: COELHO, Lauro Machado. O fim
da União Soviética: Dez anos que abalaram o mundo.
São
Paulo: Ática, 1996, p.48.
R. Como se pode concluir observando a tabela, as reformas de Gorbachev
não conseguiram deter a inflação (apesar de o ano de 1988 ter registrado uma
queda nesse índice), nem impedir o crescimento da dívida externa, como comprova
a coluna da esquerda. Ao professor:
comentar que um dos motivos disso foi a sabotagem por parte daqueles que não
queriam ter seus privilégios ameaçados pela perestroika
de Gorbachev.
9) Identifique a alternativa
errada e corrija-a no caderno.
Sobre a história recente da Alemanha
é correto afirmar:
a) Depois da Segunda Guerra, a
Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental
(socialista).
b) O Muro de Berlim foi erguido em
1961 para evitar a fuga de habitantes de Berlim Oriental em direção a Berlim
Ocidental.
c) Nos anos de 1970 e 1980, o
progresso econômico da Alemanha capitalista foi bem maior do que a da Alemanha
socialista.
d) O Muro de Berlim foi derrubado em
1989 por um movimento popular que lutava por qualidade de vida e democracia.
e) A queda do Muro de Berlim marca o
início da Guerra Fria e a separação entre as duas Alemanhas.
R. Alternativa “e”. Correção: A queda do Muro de Berlim
marca o fim da Guerra Fria e a união entre as duas Alemanhas.
10) Temos aqui um jogo de
palavras-cruzadas invertido! A palavra-chave é GLOBALIZAÇÃO. Seu desafio é elaborar, em seu caderno, as questões
ou “dicas” que resultaram nas respostas presentes na cruzadinha.
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U
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T
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U
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R
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A
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L
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1. Os sete países mais ricos do globo e a Rússia. 2. Doutrina
que defende a não-intervenção do Estado na economia. 3. Bloco econômico formado
atualmente (2011) por 27 países europeus. 4. Máquina que realiza trabalhos e
movimentos humanos. 5. Bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e
México. 6. Capital investido em
aplicações que buscam o lucro rápido. 7.
Rede de informação que ultrapassa fronteiras e que não tem dono. 8. Programa de venda de empresas estatais a
particulares. 9. Grandes empresas que possuem matriz em um país, mas
atuam em diversos países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima
e mão de obra barata. 10. Processo
histórico de crescente interligação econômica, social e cultural entre os
diferentes povos e países. 11. Pregão
em que as negociações são feitas através de computadores. 12. Tipo de
desemprego causado pela informatização/robotização.
11) Em dupla. Pesquisem sobre a história da
Internet. A seguir postem o resultado da pesquisa no blog da turma e/ou da
escola.
Ao professor: o objetivo da atividade é favorecer um conhecimento maior da
história e do funcionamento da Rede, que é, como se sabe, a principal
responsável pela transmissão de informações em tempo real. A atividade visa
também socializar o conhecimento sobre essa importante ferramenta de pesquisa,
estimulando os alunos a aprenderem uns com os outros. Aproveitar a questão para
debater com os alunos a chamada exclusão digital, que afeta grande parte da
população mundial, inclusive a brasileira.
[1] [1]Protocolo de Quioto: O protocolo
foi assinado em fevereiro de 2005 para combater a emissão de gases poluentes na
atmosfera. Tratado internacional através do qual países de diferentes partes do
mundo se comprometem a reduzir (no período entre 2008 e 2012) a emissão de
gases que favorecem o efeito estufa, a principal causa do aquecimento global
segundo os especialistas. Esse tratado foi negociado em Quioto, no Japão, em
1997, mas só passou a vigorar em fevereiro de 2005, depois que a Rússia o
assinou.
[4] [4]Biodiesel: é um substituto natural
do diesel de petróleo, que pode ser produzido a partir de fontes renováveis
como óleos vegetais e gorduras animais.
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