1)
O trecho a seguir faz parte de uma marchinha carnavalesca feita em 1938,
pelo compositor e pianista brasileiro Ary Barroso.
Salada Mista
Uma pitada de massa de tomate,
All right, all right
E três gotinhas de molho inglês:
OK, OK,
Algumas gramas de petit-pois
François, François
E ficou pronto o pirão do chanceler
Que papou de colher
Que papou de colher
All right, all right
E três gotinhas de molho inglês:
OK, OK,
Algumas gramas de petit-pois
François, François
E ficou pronto o pirão do chanceler
Que papou de colher
Que papou de colher
Sabendo-se
que a letra faz referência à Conferência de Munique, tente responder:
a) A que
países o autor da letra se refere neste trecho da marcha?
R)
Ele se refere à Itália de Mussolini, quando diz “uma pitada de molho de tomate: All right, all right”; à Inglaterra de Chamberlain, quando diz
“E três gotinhas de molho
inglês: OK, OK” e à
França de Daladier, quando diz “petit-pois”, François, François.
b) Na letra,
quem é o “pirão” e quem é o “chanceler”?
R:
O pirão é a Tchecoslováquia (os alemães começaram anexando os Sudetos, depois
tomaram o país todo); o chanceler é Adolf Hitler.
c) O que a
Conferência de Munique estabelecia?
R:
Estabelecia que a região dos Sudetos devia ser entregue a Alemanha. Já a
Tchecoslováquia devia ser desmembrada, sendo uma parte entregue a Alemanha, e
outra a um governo obediente ao nazismo.
d) O que Ari
Barroso pretendeu transmitir com essa letra?
R: Ele usa a ironia
(o registro cômico) para criticar o acordo celebrado pelas potências europeias
na Conferência de Munique.
2)
No período entre as duas guerras mundiais (1919-1939), os movimentos e partidos
fascistas cresceram e chegaram ao poder na Europa. Organize em seu caderno um
quadro contendo:
a)
Uma primeira coluna com os países europeus que viverem regimes fascistas neste
período.
b)
Uma segunda coluna com os nomes que estes regimes tiveram em cada um dos
países.
c)
Uma terceira coluna com os nomes de seus respectivos líderes.
Países
|
Regimes
|
Líderes
|
Itália
|
Fascismo
|
Benito Mussolini
|
Alemanha
|
Nazismo
|
Adolf Hitler
|
Espanha
|
Franquismo
|
Francisco Franco
|
Portugal
|
Salazarismo
|
Antônio de Oliveira Salazar
|
3) O texto a seguir foi escrito pelo
historiador britânico Eric Hobsbawm. Leia-o com atenção.
Em fins da década de 1930, para cada
britânico que comprava um jornal diário, dois compravam um ingresso de cinema
[...]. Na verdade, à medida que se aprofundava a Depressão e o mundo era
varrido pela guerra, a frequência nos cinemas do Ocidente atingiu o mais alto
pico de todos os tempos.
A imprensa atraía os alfabetizados,
embora em países de escolaridade de massa fizesse o melhor possível para
satisfazer os semi-alfabetizados com ilustrações e histórias em quadrinhos
[...]. O cinema, por outro lado, fazia poucas exigências à alfabetização [...].
Ao contrário do cinema, ou mesmo da
nova imprensa de massa, o rádio não transformou de nenhum modo profundo a
maneira humana de perceber a realidade. [...] Mas sua capacidade de falar
simultaneamente a incontáveis milhões [...] transformava-o numa ferramenta
inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e vendedores
logo perceberam, para a propaganda política e publicidade.
Hobsbawm, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX:
1914-1991.
São Paulo: Companhia das Letras,
1995. p. 192-194.
De acordo com o
historiador, nos anos de 1930 o cinema se destacou:
a) por sua beleza e
plasticidade, superando o rádio em tudo.
b) por ter contribuído
para a queda nas vendas de jornais impressos.
c) por atrair muitas
pessoas, oferecendo distração numa década que viveu os efeitos da Grande
Depressão e o início da Segunda Guerra.
d) por ter se tornado o
mais poderoso instrumento de propaganda devido à transmissão simultânea.
e) por atingir
principalmente a população alfabetizada.
R. Alternativa “c”. Ao professor: comentar que a influência que os meios de comunicação de massa exercem
sobre as sociedades merece especial atenção por parte de todos nós que
estudamos História.
4) (FGV-2007)
O contexto europeu do final do século XIX e início do XX relaciona-se à
eclosão da Primeira Guerra Mundial porque:
a)
a Primeira Revolução Industrial desencadeou uma disputa, entre os países
europeus, por fontes de carvão e ferro e por consumidores dos excedentes
europeus.
b)
a unificação da Itália rompeu o equilíbrio europeu, pois fez emergir uma nova
potência industrial, rival da Grã-Bretanha e do Império Austríaco.
c)
o revanchismo alemão, devido à derrota na Guerra Franco-Prussiana, fez a
Alemanha desenvolver uma política militarista e expansionista.
d)
a difusão do socialismo, principalmente nos Bálcãs, acirrou os movimentos
emancipacionistas na área, então sob domínio do Império Turco.
e)
a corrida imperialista, com o estabelecimento de colônias e áreas de influência
na África e na Ásia, aumentou as rivalidades entre os países europeus.
R. Alternativa “e”. Ao professor: O Imperialismo associado
à Segunda Revolução Industrial provocou o aumento da tensão entre as potências
europeias, contribuindo, assim, para a eclosão da Primeira Grande Guerra.
5) Observe as imagens com atenção.
a) O que as imagens têm em comum?
R. As duas
mostram mulheres trabalhando em ocupações que até então eram reservadas aos
homens.
b) Por que será que as mulheres estão trabalhando nessas ocupações?
R. Com a Primeira
Guerra, a situação da mulher mudou muito; os homens foram para as frentes de
batalha e as mulheres passaram a ter de fazer quase todo o tipo de trabalho.
c) Em que contexto as imagens foram produzidas?
R. Essas imagens
foram produzidas no contexto da Primeira Guerra Mundial, uma guerra que
envolveu países de todos os continentes.
6) O texto a seguir é trecho do romance Adeus às armas,
de Ernest Hemingway. Trata-se de um diálogo entre soldados italianos e seu
tenente americano. Leia-o com atenção.
- Tenente, disse Passini,
compreendemos que nos dê liberdade de falar. Escute. Não há nada pior do que a
guerra. Nós aqui nas ambulâncias não podemos perceber de modo completo como é
horrível a guerra. E quando um homem percebe em toda a extensão o horrível da
guerra, não pode combatê-la porque já está louco. Mas há gente que jamais
percebe esse horror. Gente que tem medo dos oficias. É com esses que se fazem
as guerras.
- Eu sei o que a guerra é, mas temos de
levá-la adiante.
- Desse modo, então não acabará nunca.
- Tem de acabar.
Passini
sacudiu a cabeça.
- A guerra
não é ganha por meio de vitórias. Que nos adianta tomarmos San Gabriele? Que
nos adianta tomarmos o Carso e Monfalcone e Trieste? Não viu tantas outras
montanhas à nossa frente, ao longe? Acha que podemos tomá-las todas? Só se os
austríacos parassem de lutar. Um lado tem que parar. Por que não paramos nós? E
se eles invadirem a Itália, cansar-se-ão e acabarão se retirando. Eles têm
atrás de si as suas próprias terras, das quais a mobilização os arrancou.
- Que
orador! [...]
- Há uma
classe que controla o país, uma classe estúpida que não compreende nada e
jamais compreenderá. Por isso é que temos a guerra.
- E também
ganham dinheiro com a guerra.
- A maioria
nem isso, observou Manera. São excessivamente estúpidos. Fazem a guerra de
graça. Por estupidez.
- É bom
calar-nos, disse Manera. Falamos demais, mesmo para um tenente.
apud JANOTTI, Maria de Lourdes. A
primeira grande guerra. São Paulo: Atual, 1992, p. 32-33.
a)
Compare o posicionamento de Passini em relação à guerra com o do tenente com o
qual ele está dialogando.
R. Passini demonstra
horror à guerra e expressa isso ao dizer: “Não há nada pior do que a guerra.
Nós aqui nas ambulâncias não podemos perceber de modo completo como é horrível
a guerra”; “A guerra não é ganha por meio de vitórias. Que nos adianta tomarmos
San Gabriele? Que nos adianta tomarmos o Carso e Monfalcone e Trieste? Não viu
tantas outras montanhas à nossa frente, ao longe? Acha que podemos tomá-las
todas? Só se os austríacos parassem de lutar. Um lado tem que parar. Por que
não paramos nós?”. Já o tenente com o qual Passini dialoga defende a ideia,
meio fatalista, de que é preciso levar a guerra adiante. Ao que parece, o
tenente coloca-se passivamente na questão, ou seja, alguém superior
hierarquicamente decidiu que a guerra deve ser feita; a ele só resta
obedecer.
b)
De quem é a culpa pela guerra na opinião de Passini? Explique.
R. “De uma classe que
controla o país”. Passini está se referindo, provavelmente, aos grupos
industriais, especialmente os vinculados à produção de armamentos.
c)
Na opinião de Passini, o que faz com que a guerra continue? Justifique.
R. Segundo ele, a
guerra continuava devido à atitude passiva dos soldados (gente que tem medo dos
oficiais); homens que, em vez de pensarem por si próprios, deixavam-se conduzir
cegamente pelos seus superiores, não importando o quão sem sentido eram as
ordens emitidas por eles. “É com esses que se fazem as guerras”. Curiosamente o
texto termina com uma fala que mostra o quão arraigada era essa atitude de
obedecer aos superiores: “É bom calarmos, disse Manera. Falamos demais, mesmo
para um tenente”.
d) Em dupla. Retirem exemplos das guerras
que vocês já estudaram e elaborem um pequeno texto argumentando em defesa da
paz mundial.
R. Pessoal. Ao
professor: O objetivo da questão é trabalhar em defesa de uma cultura da
paz, tal como proposto pela ONU.
7) Leia
atentamente cada frase e aponte se a afirmação é verdadeira ou falsa. Copie-as
no caderno corrigindo as afirmações falsas.
a)
Entre as propostas dos 14 Pontos de Wilson, incluía-se a criação de uma Liga
das Nações para a preservação da paz mundial.
R. Verdadeira.
b)
O Tratado de Versalhes impôs propostas humilhantes à Itália, refletindo o
revanchismo japonês.
R. Falsa. O tratado foi
imposto à Alemanha e refletiu o revanchismo francês.
c)
A Rússia entrou na Primeira Guerra após a Revolução de 1917.
R. Falsa. A Rússia saiu
da Primeira Guerra após a Revolução de 1917.
d)
As propostas de paz impostas à Alemanha, ao final da Primeira Guerra Mundial,
fizeram com que o Tratado de Versalhes ficasse conhecido como Ditado de
Versalhes ou a Paz dos Vencedores.
R. Verdadeira.
e)
Após a Primeira Guerra, emergiram Estados totalitários na Alemanha e na
Itália.
R. Verdadeira.
8) Vamos
rever alguns termos importantes para a compreensão da Revolução Russa de 1917.
Na primeira coluna estão termos usados pelos russos daquela época; na segunda,
seu significado em português. Anote em seu caderno a correspondência correta
entre as duas colunas.
A – soviet
B – czar
C – okhrana
D – bolchevique
E – menchevique
|
1 – “minoria”
2 – “soberano”, o “eleito de
Deus”
3 – “maioria”
4 – polícia czarista
5 – conselho de deputados eleitos
pelo povo
|
R. A) 5 ; B) 2 ;
C) 4 ; D) 3 ; E) 1
9) Observe
o cartaz com atenção.
Poster russo de 1925
Fonte: Corbis
– AAED002497.
a) O que o cartaz mostra?
R. Mostra uma
mulher e sua criança no chão sangrando depois de terem sido golpeadas por um
soldado armado com uma espada e a cavalo. Ao fundo vemos a sombra de outros
soldados a cavalo reprimindo
manifestantes.
b) A que episódio o cartaz se refere?
R. Refere-se ao
Domingo Sangrento, ou seja, à violenta repressão aos trabalhadores russos em
1905, quando eles foram ao Czar manifestar seu descontentamento.
c) O que o autor da imagem critica?
R. Critica a
opressão czarista – representada pela espada ensanguentada do soldado – sobre o
povo desarmado – representado pela mulher e a criança que jazem no solo.
10) Monte um quadro sobre a
Segunda Guerra Mundial com os seguintes itens: blocos oponentes; táticas de guerra; principais batalhas; final da
guerra.
Blocos oponentes
|
Eixo: Alemanha, Itália, Japão
X
Aliados: Inglaterra, Estados Unidos, URSS e França
|
Táticas de Guerra
|
Nazistas – Blitzkrieg
Soviéticos – “Terra arrasada”
|
Principais batalhas
|
Batalha
da Inglaterra (aérea), Batalha de Stalingrado (terrestre), Midway naval; El
Alamein, no Egito. Essas batalhas integram a contra-ofensiva dos aliados.
|
Final da Guerra
|
Lançamento das bombas sobre Nagasaki e Hiroshima pelos Estados
Unidos, em 1945, obrigando a rendição incondicional do Japão
|
11) Leia as frases de Adolf Hitler
e, em seu caderno, relacione cada uma delas a uma das quatro características do
nazismo destacadas a seguir: Militarismo – Antissemitismo – Arianismo –
Propaganda Ideológica.
a) "O holocausto é a solução definitiva
para os judeus."
b) "Na guerra eterna a humanidade se torna
grande – na paz eterna, a humanidade se arruinaria."
c) "Através da aplicação inteligente e
constante da propaganda, as pessoas podem ser induzidas a ver o paraíso como o
inferno, e também o contrário, e considerar o mais miserável tipo de vida como
paraíso."
d) "A natureza é cruel; então também estamos
destinados a ser cruéis. Ao enviar a flor da juventude alemã para a chuva de
metais da guerra sem o menor remorso pelo precioso sangue deles que está sendo
derramado, eu deveria ter o direito de eliminar milhões de uma raça inferior
que se multiplica como verme. "
e) "A força não repousa na defesa, mas no
ataque."
f) "Hoje acredito que estou agindo de
acordo com a vontade do Criador Todo-Poderoso: – ao defender-me contra os
judeus, estou lutando pelo trabalho do Senhor."
Disponível em: <http://www.frasesfamosas.com.br/de/adolf-hitler/pag/1.html>.
Acessado em 28 fev. 2009.
R. a) Anti-semitismo; b) Militarismo; c) Propaganda ideológica; d)
Arianismo; e) Militarismo; f) Antissemitismo.
12) As frases a seguir dizem respeito à Segunda Guerra
Mundial. Copie-as em seu caderno substituindo o asterisco pelo nome de um dos
países envolvidos, de modo a torná-las historicamente corretas.
a) A Segunda Guerra Mundial iniciou-se com a invasão
da (*) pela Alemanha nazista.
b) Utilizando a tática da blitzkrieg a (*) invadiu cinco países em dois meses.
c) Entrou na guerra contra o Eixo devido ao ataque
japonês a Pearl Harbor: (*).
d) A (*) foi alvo de diversos ataques aéreos nazistas,
mas conseguiu resistir.
e) A tomada de grande parte do norte da África pelos
exércitos americanos e ingleses serviu como apoio para a invasão da (*).
R. a) Polônia; b) Alemanha; c) Estados
Unidos; d) Inglaterra; e) Itália.
13)
Para alguns historiadores a Segunda Guerra (1939-1945) é uma continuação da
Primeira (1914-1918). Analise cada afirmação a seguir, classificando-a como
verdadeira ou falsa. Comente no caderno as afirmações falsas.
a)
Tanto a Primeira, quanto a Segunda Guerra, podem ser entendidas como “guerras
de redivisão” de mercados e disputas por áreas de influência e poder.
b) A
Primeira Guerra pode ser associada à Guerra Civil Espanhola, enquanto que a
Segunda Guerra está estreitamente relacionada à Revolução Russa.
c)
As tensões econômicas, políticas e ideológicas entre as principais potências
capitalistas, tanto no período anterior a 1914, quanto naquele que precede a
Segunda Guerra, estimularam a corrida armamentista e o aumento das rivalidades,
processos que alimentaram esses dois devastadores conflitos.
d)
As duas guerras mundiais estão diretamente relacionadas com o conflito entre
países ricos e países pobres, variando apenas, de uma para outra, as alianças
entre os dois grupos de países beligerantes.
R. a) Verdadeira; b) Falsa. A relação
está invertida; o correto seria: Primeira Guerra/Revolução Russa e Segunda
Guerra/Guerra Civil Espanhola. c) Verdadeira. d) Falsa: as duas
grandes guerras não foram conflitos entre ricos e pobres, mas entre potências
movidas por interesses econômicos, estratégicos e ideológicos divergentes.
14) Assinale a alternativa errada e
corrija-a.
a) Em 1933, Hitler assumiu o
poder e começou a militarizar a Alemanha.
b) O Japão tinha interesse
em áreas produtoras de minérios, por isso invadiu a Manchúria.
c) A Itália de Benito
Mussolini afirmou seu imperialismo invadindo Angola, país situado no norte da
África.
d) A Liga das Nações não
conseguiu impedir a ação dos países militaristas e foi incapaz de assegurar a
paz mundial.
R. Alternativa “c”. Correção: A Itália
de Benito Mussolini afirmou seu imperialismo invadindo a Etiópia, país situado no nordeste da África.
15) Leia o texto a seguir com atenção.
As línguas
proibidas
Ficam
proibidos, a contar desta data, os hinos, cantos e saudações que lhe sejam
peculiares, bem como o uso dos idiomas dos países acima apontados, dizia o
edital, publicado em 25 de janeiro de 1942, da Secretaria de Negócios de
Segurança Pública de Santa Catarina. Os países apontados eram Itália, Alemanha
e Japão, os mesmos que compunham o Eixo. Os estrangeiros e descendentes destes
países que moravam no estado catarinense se viram, de uma hora para outra,
impedidos de falar seu idioma de origem. [...]
O Edital citado detonou uma onda de apedrejamento de casas, invasões e
extorsões, especialmente por vizinhos e policiais que diziam agir em nome da
lei e roubavam objetos de valor. A Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS),
que nos estados era chamada de DEOPS, também agiu na repressão ao idioma. Em
Blumenau, Joinville, Florianópolis, foram criados Batalhões de
Caçadores compostos de recrutas vindos do Rio de Janeiro para assegurar o
“abrasileiramento” após a entrada do Brasil na Segunda Guerra, em agosto de
1942. [...]
Como
lidar com as crianças, que geralmente só falavam na língua dos pais? Escondidas
em baús quando havia visitas suspeitas, ou obrigadas a silenciar para não se traírem
no sotaque ou na língua, sofreram tanto que os mais velhos ainda têm medo de
falar sobre o assunto. Vera Molenda, 72 anos [...], recorda-se de que, em
Florianópolis, um menino cortou o dedo e, ao ser levado para o hospital, ia
“berrando em alemão”. A mãe, temerosa, pedia que ele falasse em português. “Se
quiser que eu fale em português então me dê uma barra de chocolate”, exigia o
garoto, mas em alemão!
FÁVERI,
Marlene. Revista Nossa História, ano
2, nº 21, ju. 2005, p. 64-67.
a) O que levou as autoridades
de Santa Catarina a publicar o edital citado no texto?
R. O edital pode ser compreendido no contexto da
polarização ideológica, tendo os regimes nazi-fascistas de um lado e as
democracias liberais, de outro. Os regimes nazi-fascistas vinham obtendo vitórias
consecutivas na Europa. Há também o fato de que, desde 7 de dezembro de 1941,
dia em que os japoneses bombardearam a base americana de Pearl Harbor, os
Estados Unidos tinham entrado na guerra e pressionavam para que países da
América do Sul fizessem o mesmo na condição de aliados.
b) Que abusos foram
praticados contra os imigrantes em decorrência do edital?
R. Ocorreram apedrejamentos, invasões de casas,
denúncias, muitas vezes infundadas, além de extorsões e roubos.
c) Em dupla. Releiam, debatam e
comentem o caso do menino alemão que cortou o dedo e não podia "berrar em
alemão".
R. Pessoal. Ao
professor: a atividade objetiva estimular a reflexão sobre as múltiplas
consequências de uma guerra sobre a vida das pessoas comuns. Permite também uma
reflexão sobre o prejuízo das guerras para as crianças atingidas por elas.
16) Observe as fontes 1 e 2 e
responda o que se pede.
Fonte
1
Atlas
da história do mundo. The times. São Paulo: Folha de S.
Paulo, 1995, p. 268.
Fonte
2
Nº corbis U757331ACME
a) O que o mapa e a imagem têm em comum?
R. Ambos focam o holocausto; o mapa mostra onde estavam localizados os
campos de concentração e de extermínio na Alemanha nazista; a imagem mostra
mulheres e crianças em um campo de concentração, em Belsen, na Alemanha. Quando
os soldados ingleses capturaram esse campo, em 1945, encontraram 60 mil
pessoas, judeus em sua imensa maioria; parte deles estavam mortos, outra parte,
doente.
b) Qual a
diferença entre campo de concentração e campo de extermínio?
R. Campo de concentração era o local onde os nazistas obrigavam os prisioneiros a trabalharem como
escravos; já o campo de extermínio tinha
a finalidade de eliminar pessoas; era uma verdadeira fábrica de morte.
c)
Reflita e opine: o que deve ser feito para que a discriminação praticada contra
judeus, ciganos, homossexuais não se
repita nos dias atuais?
R. Pessoal. A questão visa trabalhar o respeito ao outro colaborando para
divulgar a cultura da paz (e da
tolerância), tal como pretendido pela ONU.
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