Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

ATIVIDADE: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


TEXTO DE ENCAIXE: Esta atividade é composta por um texto com lacunas e um “banco”.  1) Leia as palavras do “banco”. 2) Preencha as lacunas do texto com as palavras do “banco” (para cada lacuna há uma palavra).

DEFINIÇÃO

Dá-se o nome de Revolução ________________ a um conjunto de fatores que mudou o modo de produção mundial. A _____________ possibilitou a produção em grande escala e transformou toda a sociedade da época.

INGLATERRA

O ___________________ inglês se deveu principalmente, à abundância de mão-de-obra que, por sua vez, foi possível por causa dos_______________ dos campos. Outros fatores importantes foram o investimento de capitais, a possibilidade de obter matéria-prima e oferta de mercados consumidores.

O país começou sua produção no setor___________________, já que com os cercamentos a elite passou a criar ovelhas. As máquinas acompanharam esta demanda, então vieram máquinas de fiar e  ___________.

DIVISÃO DO TRABALHO

Para garantir uma maior produção era preciso especializar a mão-de-obra e, para isso, o trabalho foi ainda mais ___________________. Cada operário executaria apenas uma etapa do processo de produção. Desta maneira ele não somente se  ____________________ ,mas também não tinha condições de aprender a produzir a peça inteira.

CONDIÇÕES DOS TRABALHADORES

Os salários eram cada vez mais baixos e as condições de trabalho cada vez mais __________. A ___________ diária de trabalho podia ser maior que 16 horas. Mulheres e crianças ganhavam __________que os homens e trabalhavam a mesma quantidade de tempo. Para tentar melhorar suas condições de trabalho e de vida, os ______________ começaram a se organizar em ____________. Muitos operários morreram nas lutas, mas conseguiram conquistar alguns direitos fundamentais.

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Chama-se de segunda Revolução Industrial este mesmo processo de industrialização só que em outros __________ , não mais somente na _______________.

 

BANCO:  INDUSTRIAL – MÁQUINA – PIONEIRISMO – CERCAMENTOS – TEXTIL – TECER – DIVIDIDO – ESPECIALIZAVA – PRECÁRIAS – JORNADA – MENOS – OPERÁRIOS – SINDICATOS – PAISES - INGLATERRA

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário