Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Atividades para 6ºs e 7ºs anos sobre a lenda de Sundiata – África

 

1.       Faça a leitura da história em quadrinhos do link abaixo:

CLIQUE AQUI E BAIXE!

2. Sobre a história em quadrinhos, acima citada, responda em uma folha à parte, para entrega posterior:

a) Qual o título da História?

b) Conhece alguma outra lenda ou filme cujo personagem central é africano? Se sim, cite o nome.

c) Pense em um herói das histórias em quadrinhos que conhece (Super Homem, Homem Aranha, Hercúles, etc),  aponte, no mínimo, duas semelhanças e duas diferenças com a história de Sundiata...  

d) Observe como o autor ilustrou a África, descreva, em poucas palavras, a paisagem  que mais  chamou sua atenção. (máximo 4 linhas)

 

3. Na cultura africana, a oralidade está muito presente como nos mostra a existência e o respeito que os Griots (são os guardiões da palavra, responsáveis por transmitir os mitos, as técnicas e as tradições de geração para geração) têm até mesmo na atualidade.

a) Com base nesta informação encontre na história em quadrinhos qual  personagem que faz o papel de Griot

b) Procure na internet mais três funcões (objetivos ou trabalhos) que os griots tiveram, ou podem ter ainda hoje, na cultura africana.

c) Na nossa cultura, também, temos a figura do contador de histórias, desde os travadores medievais na Europa aos nossos contadores de “causos” no Brasil... pesquise em livros ou com um idoso, uma história que faz parte da história oral do Brasil. (Use no máximo 10 linhas para contar a história que descobriu nas suas pesquisas)

4. Faça uma ilustração da parte que mais gostou da lenda,

5. Descreva uma aprendizagem que te foi possível com a lenda e que pode usar no seu cotidiano. Por exemplo: respeitar os deficientes como iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário