Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Educação Física - LUTAS INDÍGENAS

As lutas indígenas são aquelas tradicionais dos povos indígenas brasileiros, sendo modalidades de artes marciais e um estilo de vida. É desconhecida do grande público. Essas lutas resgatam a cultura dos povos indígenas transmitidas de geração a geração. Podem ser praticadas por homens e mulheres.

O Ikindene ou Huka-Huka, o Xondaro e a Luta Marajoara são exemplos de lutas indígenas brasileiras.

Desconhecida do grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de maior tradição é o Huka-huka.

Originária dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi (MT). O Huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas (Competição esportiva criada em 1996).

O Ikindene ou Huka-Huka é um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Desde criança já se pratica o Huka-Huka para se tornar um grande lutador. Esta luta significa grande status para o vencedor, pois ele ganha o respeito da aldeia e de outras aldeias, felicidade para a família e o orgulho da comunidade a que pertence.

A luta é praticada com os atletas de joelhos. No ritual, um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os adversários chamando-os pelo nome. Então os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta. O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão. Vence quem derrubar o oponente. Se eles se soltarem um do outro, sem que nenhum dos dois seja derrubado, dá empate.

O Xondaro é uma luta indígena Guarani que tem ênfase no equilíbrio, os gestos são baseados nos movimentos de animais e na atitude de “desviar-se” preferindo não se contrapor ao oponente, deixando-o gastar suas energias. A técnica propicia uma eficiência tal que, segundo os guaranis, os antigos guerreiros Xondaro conseguiam agarrar flechas em pleno voo.

Assim como a capoeira, que pode exercer a função de luta ou de dança — conforme as circunstâncias —, a Xondaro também possui um papel múltiplo. Luta, dança e canto.

A luta Marajoara é um estilo de luta corpo a corpo, foi criada pelos índios e depois adaptada por negros que chegaram para trabalhar na região e introduziram técnicas africanas. É muito praticada no norte do Brasil, principalmente nas festividades dos povoados da Ilha de Marajó - PA.

No início da luta, os atletas emparelham os pés à frente, numa posição chamada "pés casados". Nesse momento, as mãos devem estar espalmadas, bem próximas às mãos do adversário, mas sem encostar – só com o sinal do árbitro é que eles se atracam. Boa parte da luta acontece com os atletas em pé. No solo, o árbitro interrompe a ação caso o combate fique travado.

O objetivo da luta é fazer o adversário encostar as costas no chão. Sempre acontecem na areia ou em local de terreno macio para evitar que os participantes se machuquem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário