Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Educação Física - VARIAÇÕES DOS ELEMENTO DAS LUTAS DO MUNDO

Tanto na luta quanto na briga ocorrem ações agressivas, porém nas brigas não há regras nem limites para a intensidade da agressividade. Além disso, prevalecem a raiva e o desrespeito ao oponente. No caso das lutas, apesar da agressividade implícita, o contato físico se dá entre duas ou mais pessoas que se enfrentam em uma constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, as quais são regidas por regras, e têm como objetivo mútuo um alvo móvel personificado no oponente (GOMES, 2010).

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as lutas são “(...) disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade” (BRASIL, 1998, p. 70).

LUTAS

A palavra luta, que deriva do latim lucta, pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem o uso de armas, por meio da aplicação de técnicas específicas. As lutas fazem parte da essência humana e das tradições de diversas sociedades há séculos. Cabe ressaltar que, a partir do século XX, desencadeou-se um processo de esportivização de muitas delas.


HISTÓRICO DAS LUTAS


Os gregos tinham uma forma de luta conhecida como Pancrácio, modalidade presente nos primeiros Jogos Olímpicos da era antiga.

Como exemplo, podemos citar também os Gladiadores Romanos, que naquela época faziam uso de técnicas corporais de luta dois a dois e a utilização de armas e táticas severas de treinamento.

• Desde os primórdios até hoje o homem utiliza-se das lutas para diferentes objetivos e situações.

• As lutas sempre estiveram presentes na natureza, através dos animais e do próprio ser humano.

• Algumas artes marciais foram criadas apenas com o intuito de autodefesa, autoconhecimento e equilíbrio pessoal.

• As lutas são estruturadas por associações e federações, que regulamentam as regras e organizam competições.

• Há várias manifestações de lutas e muitas delas estão presentes nas Olimpíadas.

• Dentre os diversos tipos de lutas, há aquelas com características de agarramento, cujo repertório de técnicas tem por objetivo dominar a guarda, projetar seu adversário ao chão, imobilizá-lo e finalizá-lo.

• Há também aquelas com características de Wrestling que é a troca de socos com o objetivo é nocautear o adversário.


LUTAS – curiosidades


• As categorias de lutas em sua maioria, as competições são definidas pelo peso dos lutadores.

• Pesagem sempre é realizada antes das lutas.



Um comentário: