Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Educação Física - Esportes Coletivos

Esportes coletivos são jogos oficialmente disputados entre duplas ou equipes e que possuem características em comum.

O que são esportes coletivos?

Esporte coletivo é uma categoria conceitual que designa jogos com regras sistematizadas em regulamentos próprios, os quais são disputados entre duplas ou times (equipes com mais de dois integrantes). Desse modo, esses jogos são organizados e disputados entre equipes adversárias, geralmente com finalidades competitivas. Entretanto, são vários os objetivos propostos com os esportes coletivos (recreação, socialização, lazer, entre outros).

Nesse sentido, os esportes coletivos podem ser caracterizados como sendo de invasão e de não invasão. Assim, nos esportes de invasão, há interação entre os jogadores das equipes adversárias, via de regra, com as equipes alternando entre situações de ataque e defesa. Já nos esportes coletivos de não invasão, não há a interação entre adversários durante o jogo. Essa categoria compreende principalmente, mas não apenas, os esportes com rede.

Quais suas características comuns?

Como sinalizado, a dinâmica em equipe é a principal característica dos esportes coletivos, sejam os de invasão ou os de não invasão. Contudo, alguns outros elementos lhes são característicos e comuns a todas as modalidades. Veja, portanto, quais são essas características:

  • Bola;
  • Espaço de jogo delimitado;
  • Meta a ser alcançada;
  • Companheiros de equipe;
  • Equipes adversárias;
  • Mediação de arbitragem;
  • Elementos técnicos, táticos e estratégicos;
  • Sistematização de regras;
  • Transição (ataque/defesa).

Desse modo, entre as características salientadas, convém ressaltar que os esportes coletivos são notadamente reconhecidos por seu carácter oficial, o que implica uma entidade que o regulamenta em termos esportivos. Contudo, cabe salientar também que a configuração dos esportes coletivos, nos termos aqui expressados, não se reduz a esse entendimento.

Quais os principais esportes coletivos?

Agora que você já conhece, em termos gerais, os elementos comuns às modalidades dos esportes coletivos, veja, portanto, algumas das principais modalidades compreendidas nessa categoria.

Futebol


Afirmado como esporte coletivo mundialmente consumido e praticado, o futebol é disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. O jogo dura dois tempos de 45min e ocorre em campo retangular, com um espaço de jogo correspondente a cada equipe, na extremidade dos quais são dispostas as metas a serem alcançadas para a pontuação.

Voleibol de quadra


Disputam o voleibol de quadra duas equipes de seis jogadores, em espaço retangular dividido em dois campos por uma rede. As partidas duram três sets de 25 pontos, tendo por objetivo a finalização da bola no chão do campo de jogo da equipe adversária para que, assim, sejam contabilizados os pontos.

Basquetebol


Disputado entre duas equipes com cinco jogadores cada, o jogo de basquetebol ocorre em quadra retangular, em cujas extremidades se localizam uma cesta para a contabilização dos pontos. Assim, a partida dura quatro tempos de 10min, sendo mediada por equipe de arbitragem, conforme código de regras próprio.

Handebol

iStock

As partidas de handebol duram dois tempos de 30min cada, sendo disputadas por duas equipes adversárias de sete jogadores. Desse modo, as partidas ocorrem em quadra retangular com duas metas opostas, posicionadas uma em cada uma de suas extremidades.

Rugby


Disputado em campo retangular por duas equipes de sete ou de quinze jogadores cada (conforme a modalidade), uma partida de rugby dura dois tempos de 40min ou de 7min, mediada por árbitros conforme código de regras específicos (as quais também conforme a modalidade).

Beisebol


O beisebol é disputado em campo com formato de diamante por duas equipes de nove jogadores cada. As partidas oficiais possuem duração de nove entradas, ao longo das quais se dá a dinâmica da disputa.

 

Badminton


As disputas de badminton são realizadas individualmente ou entre duplas, ocorrendo, assim, em três sets de 21 pontos cada. Contudo, a bola desse esporte é uma peteca. Desse modo, os pontos são contabilizados sempre que a peteca toca o solo da quadra retangular em que o jogo ocorre, a qual tem seus dois campos de jogo divididos por uma rede.

Polo Aquático


polo aquático é disputado em piscina retangular por duas equipes com sete jogadores cada. O jogo ocorre durante quatro tempos de 8min, tendo como objetivo a realização de gols à meta adversária, localizadas nas extremidades dos espaços de jogo de cada equipe.

Além desses esportes, podem ser citados como exemplos de esportes coletivos:

  • Futebol Americano;
  • Goalball;
  • Críquete;
  • Hóquei no Gelo;
  • Vela (ou latismo);

Esta matéria buscou explicar o que são jogos coletivos, atentando, assim, para suas principais características e modalidades. Desse modo, para saber mais a respeito do universo esportivo, confira a matéria sobre Jogos Olímpicos e conheça as modalidades que compõem esse evento esportivo global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário