Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Geografia - 8º ano

1ª) As migrações internacionais ocorrem quando um indivíduo deixa seu país de forma voluntária para residir em caráter permanente em outro país. Quando há deslocamentos espaciais voluntários da população dentro de um mesmo país, diz-se que é:

(a) migração externa

(b) migração involuntária

(c) migração interna

(d) migração turística


2ª) Sabe-se que a população mundial concentra-se principalmente nos países subdesenvolvidos, mesmo que haja países desenvolvidos superpopulosos. Sabendo disso, assinale a alternativa que indica o continente mais populoso em termos absolutos:

(a) Europa

(b) Ásia

(c) Oceania

(d) América


3ª) Confira a manchete a seguir e assinale a alternativa correta: Brasil se torna destino de novos imigrantes[…] Além de atrair cada vez mais imigrantes de países vizinhos e executivos europeus e americanos que fogem da crise econômica, o Brasil tem assistido a um aumento expressivo na chegada de migrantes e refugiados de nacionalidades que tradicionalmente não migram ao país[...]

BBC Brasil, 26 jan. 2012. Disponível em: <bbc.co>. Adaptado.

O crescimento do número de estrangeiros no país, conforme podemos observar no trecho acima, ocorre em razão dos seguintes fatores, EXCETO:

(a) busca por melhores condições vida por parte dos migrantes.

(b) caos social ou conflitos nos países de origem.

(c) excessiva propaganda migratória brasileira no exterior.

(d) crescimento econômico do Brasil nos últimos anos.


4ª) Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA:

(a) Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo número de cidades com grandes contingentes de população imigrante.

(b) A União Europeia e os EUA têm estabelecido rigorosos controles de imigração, sobretudo em relação aos imigrantes ilegais vindos do Canadá.

(c) Os países americanos, em particular os EUA, receberam um número significativo de imigrantes europeus até meados do século passado.

(d) A Europa ocidental caracteriza-se atualmente por ser um polo de atração de imigrantes, o que tem levado a uma regulamentação mais severa no controle da imigração.


5ª) (UFPB 2008)Observe a figura.

Sobre os movimentos migratórios da globalização, pode-se afirmar:

I. O processo migratório provocado pela globalização é uma contradição do capitalismo, visto que, por um lado, houve um acentuado crescimento industrial nos países em desenvolvimento; e, por outro, uma relativa redução da oferta de emprego.

II. Os imigrantes são indispensáveis para o desenvolvimento da economia de alguns países europeus. Isso justifica a posição da União Européia ao defender o ingresso e a legalização de imigrantes, mesmo que essa posição vá de encontro à opinião pública.

III. Muitos trabalhadores que perderam seus empregos, nos países desenvolvidos, não conseguem nova colocação com as vantagens anteriores. Isso tem provocado a redução da oferta de empregos para os imigrantes.

IV. A perda de postos de trabalho, provocada pelo progresso tecnológico nos países em desenvolvimento, poderá provocar o aumento da pressão por mais emprego nos países desenvolvidos.

Está(ão) correta(s) apenas:

(a) I, III e IV

(b) I e IV

(c) I e III

(d) II e III


6ª) (UFSC 2016):

Sobre as questões demográficas na atualidade, é CORRETO afirmar que:

(a) as migrações da Europa e para a Europa são processos recentes, que se intensificaram a partir das décadas de 1980 e 1990, quando da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e da unificação alemã com a queda do muro de Berlim.
(b) os problemas migratórios atuais têm diferentes motivações e fluxos entre regiões da África, do Oriente Médio e da América Latina.
(c) depois de atingir um alto grau de desenvolvimento econômico e humano, os países que compõem a União Europeia têm criado políticas de estímulo à entrada de imigrantes, principalmente de cidadãos de origem sul-americana, que representam mão de obra com elevada qualificação.
(d) a União Europeia criou condições para o livre trânsito de capitais e mercadorias entre os Estados-membros, entretanto há ainda sérias restrições ao movimento de trabalhadores.


7ª) Observe a tira a seguir, a qual ilustra, metaforicamente, um movimento migratório.


O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores, ganhando cada vez mais destaque nos noticiários atuais.
Sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa incorreta.

(a) A imigração é o processo mediante o qual pessoas estrangeiras ingressam em um país com o fim de estabelecer-se.

(b) As normas internacionais de direitos humanos estabelecem o direito de toda pessoa sair de qualquer país, incluindo o dela. Somente em determinadas circunstâncias, o Estado pode impor restrições a esse direito. As proibições de saída do país repousam, em geral, em mandados judiciais.

(c) As medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos para restringir a entrada de imigrantes têm intensificado o tráfico de pessoas.

(d) O principal motivo para os fluxos migratórios internacionais, no final do século XX e início do século XXI, está relacionado às catástrofes naturais, em que as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.


8ª) Pelo menos dois fatores explicam a desigualdade na distribuição da população:

(a) os de ordem natural e os de ordem histórica

(b) ordem econômica e social

(c) os de ordem natural e os de ordem histórico-econômica

(d) ordem política e ordem religiosa


9ª) São vários os problemas enfrentados pela população urbana dos países da América Latina, como também das cidades africanas, asiáticas, em menor escala ou proporção, dos Estados Unidos, do Canadá e dos países europeus. Abaixo alguns dos principais problemas enfrentados pela população das grandes cidades latino-americanas. Exceto:

(a) saneamento básico incompleto ou insuficiente

(b) pobreza

(c) mobilidade urbana eficiente

(d) crescimento de habitações precárias






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário