Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Geografia - Introdução a Globalização

 1. Quais foram os principais motivos que desencadearam as migrações para o Estados Unidos durante os séculos XIX e XX?

 

2. Quais são os principais motivos que forçam pessoas e populações a deixarem seu local de origem?

3. Leia o texto a seguir.

Evitar o êxodo rural é o principal desafio da política interna chinesa

A luta de clãs perante o 18º Congresso do Partido Comunista da China não mudará, provavelmente, um dos principais eixos da política interna chinesa: impedir o êxodo rural, ainda mais agora que as pessoas que vivem nos centros urbanos superaram pela primeira vez a população do campo no país. [...]

Portal Terra, 30 set. 2012. Adaptado.

O conceito migratório em destaque na manchete da reportagem acima significa:

a) a migração, em massa, de trabalhadores do campo para as cidades em um mesmo território.

b) a saída de pessoas de países predominantemente rurais para sociedades urbanizadas.

c) o deslocamento diário e contínuo da população do campo para trabalhar nas grandes cidades.

d) a perda da população rural em razão do deslocamento desta para outros países.

 

4 Leia o texto a seguir.

“O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.

Disponível em Bolivianos no Brasil. Acesso: 08 jul 2013.

Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos

a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.

b) corresponde a um processo de migração pendular.

c) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro.

d) configura um processo de migração sazonal.

 

5. O processo de migração é resultante de vários fenômenos políticos, econômicos e sociais, os quais modificam as sociedades. No Brasil, um intenso processo de movimentação da população ao longo da segunda metade do século XX provocou várias mudanças no país. A principal consequência desse movimento da população nacional foi o aumento da população urbana brasileira. Esse movimento é chamado de:

a) refugiados ambientais.

b) migrações externas.

c) fuga de cérebros.

d) êxodo rural.



 

6. Nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado:

a) sedentarismo.

b) transumância.

c) êxodo rural.

d) nomadismo.



 

Respostas

 

1. Após 1800, a superpopulação, as guerras e desastres naturais na Europa aumentaram a migração para a América. A partir da década de 1830, alemães, noruegueses e suecos se instalaram nos Estados Unidos. Na década de 1840, a safra arruinada de batata na Irlanda, com a fome subsequente, fez muitos cidadãos do país irem também para os Estados Unidos. Italianos, gregos e europeus do leste foram depois para lá. Ao todo, entre 1880 e 1910, cerca de 17 milhões de europeus migraram para os Estados Unidos.  No início do século XX, a migração para esse país era tão grande que o governo americano passou a estabelecer cotas para limitar o número de imigrantes de certos países.

 

2. A perspectiva de bons empregos ou de terras para cultivo atrai alguns migrantes para uma nova nação. Outros querem escapar de maus-tratos, guerras ou desastres naturais em seu país natal. Às vezes, o governo força a saída de algumas pessoas. Migrantes obrigados a sair de seu país, seja pelo governo ou por razões socioeconômicas, são chamados de refugiados.

 

3. O conceito em destaque na reportagem é o êxodo rural, que é a migração em massa dos trabalhadores do campo para as cidades. Alternativa correta: letra A.

 

4. A entrada de pessoas no país é chamada de imigração, enquanto a saída de pessoas é chamada de emigração. Portanto, sob o ponto de vista do Brasil, a entrada dos bolivianos coloca-os na condição de imigrantes. Alternativa correta: letra A

 

5. Alternativa D. O processo de êxodo rural foi um movimento migratório que ocorreu de maneira acentuada no Brasil, na segunda metade do século XX. Esse movimento consiste na saída da população rural para a zona urbana em busca de melhores condições de vida. A partir dessa movimentação, a população brasileira se tornou majoritariamente urbana.

 

6. Alternativa D. O nomadismo é o movimento migratório realizado pelos nossos ancestrais. Ele é caracterizado pela ausência de fixação do ser humano no território, em razão do deslocamento em busca de alimentação. Esse movimento foi cessado a partir do desenvolvimento das atividades agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário