Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 22 de abril de 2021

O que é Fair Play

Fair Play significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo, em português. Fair Fair Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir.

O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital. Vários atletas já foram punidos por falta de fair play.

Os praticantes de todas as modalidades esportivas devem procurar se empenhar e disputar os jogos cumprindo as regras, sob pena de serem desclassificados, porém atualmente essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade moderna, e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais.

Fair play tem uma correlação com espírito esportivo, muito pela influência do marketing e da mídia pressionando os atletas por melhores resultados, fazendo com que eles pensem na vitória a qualquer preço, muitas vezes utilizando meios ilícitos, como o doping, a manipulação genética, processos de naturalização, entre outros, quebrando assim, os princípios do jogo limpo.

A FIFA, organismo responsável pelo futebol mundialmente, dá muita importância ao fair play, sendo que um dos seus lemas é: My Game is Fair Play, que significa O Meu Jogo é Fair Play. 


Atividade

1 - Qual o significado de Fair Play?


2 - Qual o lema da FIFA sobre o Fair Play?


3 - Como devem agir os praticantes de todos os esportes?


4 - Como podemos trazer para nossa vida os princípios do Fair Play?

Nenhum comentário:

Postar um comentário