Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

ATIVIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA – 7º ANO

Habilidade - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. Ecossistema caatinga no semiárido nordestino.

Você lembra a definição de ecossistema? 

É um conjunto de seres vivos e o meio onde eles vivem, com todas as interações que estes organismos mantêm entre si. O semiárido nordestino possui os seguintes ecossistemas: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Restinga e Manguezal. Nesta atividade nos deteremos na caatinga, já que é o maior ecossistema no nordeste brasileiro além de ser o único bioma exclusivamente brasileiro. A Caatinga tem uma fisionomia de deserto, com índices pluviométricos muito baixos, em torno de 500 a 700mm anuais. Em certas regiões do Ceará, por exemplo, embora a media para anos ricos em chuvas seja de 1.000mm, pode chegar a apenas 200 mm nos anos secos. A temperatura média se situa entre 25°C e 29° C e varia pouco durante o ano. Além dessas condições climáticas rigorosas, a região da Caatinga está submetida a ventos fortes e secos, que contribuem para a aridez da paisagem nos meses de seca. Duas adaptações importantes à vida das plantas na Caatinga para enfrentar o clima seco e árido são a queda das folhas na estação seca e a presença de sistemas de raízes bem desenvolvidos.

QUESTÃO 01. É um tipo de formação vegetal com características bem definidas: árvores baixas e arbustos espinhosos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas além de apresentar muitas cactáceas. Ao caírem as primeiras chuvas no fim do ano, ela perde seu aspecto rude e torna-se rapidamente verde e florida. O texto acima refere-se à vegetação do(a)

(a) caatinga 

(b) manguezal

(c) cerrado 

(d) mata atlântica


QUESTÃO 02. As plantas da Caatinga possuem adaptações ao clima, tais como folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis e caules suculentos. Todas essas adaptações lhes conferem um aspecto característico denominado xeromorfismo (do grego xeros, seco, e morphos, forma, aspecto). Marque a alternativa que cita corretamente uma planta com essas características, típica da caatinga.

(a) Açaí 

(b) Cacto

(c) Buriti 

(d) Mangue preto


QUESTÃO 03. Duas adaptações importante para preservar a vida das plantas na caatinga é a queda das folhas na estação seca e raízes bem desenvolvidas. Converse com seus pais ou faça uma pesquisa na internet e explique o objetivo de cada uma delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário