Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

História – 9º Ano

 O Tenentismo antes de 1930. 

  

Nos anos 1920, as oligarquias no Brasil continuavam fazendo uso da corrupção e da violência para chegar e se conservar no poder. Essa situação opressiva contribuiu, como vimos, para gerar revoltas no campo e na cidade e uma grande insatisfação social. Os militares também estavam descontentes com o tratamento que as oligarquias davam às Forças Armadas. Expressando esse descontentamento, um grupo de militares liderou um movimento conhecido como tenentismo. 


A Coluna Prestes (1924 a 1927). 

   

Com cerca de 1 800 homens, a Coluna Prestes partiu para a guerra de movimento: saiu pelo interior do Brasil buscando o apoio do povo para sua luta contra o governo. Nos locais onde eram bem recebidos, os rebeldes queimavam os registros de cobrança de impostos dizendo que, assim, livravam o povo dos abusos do governo. Movimentando-se com rapidez, conseguindo munição e armamento do próprio inimigo e evitando as grandes cidades, a Coluna Prestes percorreu 25 mil km através de 12 estados brasileiros. E, nos combates que travou, manteve se invicta. No início de 1927, os 600 homens que ainda integravam a Coluna, já bastante abatidos, decidiram se refugiar na Bolívia e no Paraguai 

(História, sociedade & Cidadania, Cap. 03, págs. 42 e 43). 

1 - “Nos anos 1920, as oligarquias no Brasil continuavam fazendo uso da corrupção e da violência  para chegar e se conservar no poder.” Essa situação opressiva, contribuiu para: 

(a) Gerar revoltas no campo e na cidade e uma grande insatisfação social. 

(b) Queima dos documentos que legitimavam a cobrança de impostos. 

(c) Insatisfação dos militares, que almejavam participar das atividades políticas na República Velha. (d) Gerar um clima de satisfação entre a população, que via no Tenentismo, um movimento pacifista.


2 - O Tenentismo surgiu como uma medida para preencher o vazio deixado pela falta de liderança  civis no Brasil. Nesse contexto, é correto afirmar que: 

(a) Os tenentes queriam moralizar a vida política nacional. 

(b) Os tenentes queriam deixar de ser meros jagunços. 

(c) Os tenentes queriam pôr fim à política democrática, instaurada com a República Velha.

(d) Os tenentes apresentavam-se como substitutos dos fracos partidos políticos de oposição aos  regimes oligárquicos. 

Com base na leitura e compreensão do texto, responda as questões propostas: 

3 - Quais os princípios e ideias que impulsionaram a eclosão do Movimento Tenentista no Brasil?

4 - A Coluna Prestes foi resultado do movimento tenentista, que surgiu em 1922 pela insatisfação dos quadros militares com o governo brasileiro. Diante dessa perspectiva, produza um texto narrativo sobre a importância da Coluna Prestes para o enfraquecimento político da República Velha e lançamento das   bases para a Revolução de 1930.  


5 - O pensamento básico dos tenentes, propunha o caminho da Ordem para o Progresso. Faça uma  pesquisa e liste os personagens que marcaram a história do Tenentismo no Brasil e registre nas linhas  abaixo. 


6º - Sobre o Movimento Tenentista no Brasil, escreva se as alternativas abaixo são (V) verdadeiras ou  (F) falsas. 

( ) Os Tenentistas buscavam alterar a estrutura política da República Oligárquica no Brasil.

( ) Os Tenentistas preconizavam mudanças através da força militar e não da participação  democrática da sociedade. 

( ) Os Tenentistas eram a favor da presença feminina no meio militar. 

( ) Os Tenentistas criticavam duramente a corrupção, as fraudes eleitorais e os baixos soldos a que  estavam submetidos os militares.


Texto 02 - 

  

Acontecimentos que antecederam o Movimento Tenentista no Brasil. 

O estopim da primeira revolta tenentista foi a publicação, por um jornal carioca, de cartas atribuídas a Arthur Bernardes, candidato do governo à presidência da República nas eleições de 1922. Essas cartas ofendiam os militares, dizendo que eram “venais”, e chamavam o presidente do Clube Militar, marechal Hermes da Fonseca, de “sargentão sem compostura”. 

No segundo 5 de julho, dois anos depois, explodiu outro levante tenentista, só que dessa vez em São Paulo. Esse levante, ao contrário do primeiro, tinha objetivos bem definidos; os tenentes exigiam: 

a deposição do presidente Arthur Bernardes – Estado mais forte;

a moralização da República por meio do voto secreto – Fim da corrupção

a obrigatoriedade do ensino primário e melhoria do ensino público – Reforma escolar; Independência do Poder Judiciário; 

a melhoria do ensino público – Reforma escolar. 

Comandados pelo General Isidoro Dias Lopes e pelo Major Miguel Costa, os militares rebeldes  tentaram conquistar a cidade de São Paulo. Com forças mais numerosas e o apoio da aviação  militar, o governo venceu os tenentes. Porém, cerca de mil soldados formaram a coluna paulista e  deixaram São Paulo em direção a Foz do Iguaçu, no Paraná. Os rebeldes sulistas, por sua vez,  comandados pelo capitão Luís Carlos Prestes, formaram a coluna gaúcha, e marcharam até Foz do  Iguaçu fim de unir-se aos paulistas. Da junção da coluna paulista à gaúcha nasceu a Coluna  Prestes. 

(História, Sociedade & Cidadania, Capítulo 03, página 44) 

7 - O Presidente Arthur Bernardes, foi o 12º presidente do Brasil durante a República Velha. Faça uma  pesquisa e elabore um resumo, no caderno, respondendo as seguintes questões: 

a – Período em que governou o país.  

b – Estado de origem.  

c – Formação acadêmica.  

d – Fazia parte ou não da política do café com leite.  

e – Com que disputou a eleição.  

f – A maior marca do seu governo.  

g – Data do seu falecimento. 


8 - Tendo como parâmetro o texto, escreva quais os objetivos do Segundo Levante Tenentista no Brasil (ocorrido em 5 de julho de 1924).  

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário