Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Relações Humanas

 Preconceito.

Preconceito - é uma opinião desfavorável que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas. Uma pessoa preconceituosa, acaba por não respeitar as origens e raízes culturais e históricas do seu semelhante. O preconceituoso despreza ou exclui o outro apenas pelo que este outro é.

O preconceito pode ocorrer para com uma pessoa ou um grupo de pessoas de determinada afiliação política, sexo, gênero, crenças, valores, classe social, idade, deficiência, religião, nacionalidade, beleza, etc... Em outras palavras, podemos, dizer que preconceito é a intolerância, o ódio irracional ou o prejuízo formado antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos.


Racismo.

As pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas podem vir a se tornar racistas. Um racista acredita que existe raças superiores às outras, o que é grande tolice, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças; a cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos, que biologicamente são iguais em quase tudo, restando pequenas diferenças externas pouco importantes e que não servem para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros e vice versa.

1 - Segundo o texto, o preconceito pode ser definido como:

(a) Qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.

(b) Qualquer opinião ou sentimento concebido com exame crítico.

(c) Uma expressão equivocada, onde a pessoa pratica sem intenção de ferir ou magoar.

(d) Nenhuma das alternativas citadas.


2 - O texto acima faz uma referência ao preconceito em suas mais diversas manifestações. Nesse aspecto, caracterize uma pessoa preconceituosa.


3 - Você provavelmente já ouviu falar do preconceito e discriminação da pessoa por conta de sua opção religiosa, não é mesmo? Sendo a religião uma das expressões da diversidade cultural, explique com suas próprias palavras como se dá o preconceito religioso ou intolerância religiosa.


4 - “O preconceito acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.” Comente esta afirmação.


5 - Após a análise do texto, estabeleça a diferença entre preconceito e racismo.


6 - Como se comporta uma pessoa racista?


7 - Você se considera uma pessoa preconceituosa ou racista? Por quê?


8 - O racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Diante disso, elabore um pequeno resumo abordando a seguinte temática: Por que o racismo é um crime?


9 - A discriminação das pessoas por causa de sua idade, pode causar problemas muito sérios (Ageísmo/idadismo), principalmente para pessoas mais velhas. O Estatuto do Idoso (No Brasil, é considerado idoso, pessoas a partir de 60 anos) instituído pela lei 10.741, de outubro/2003, aborda a importância da proteção, cuidado e valorização do idoso.

Sobre este aspecto, responda:

a) O que é preconceito contra o idoso?


b) Como o idoso é tratado na sociedade atual?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário