Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

ATIVIDADES DOMICILIARES DE CIÊNCIAS - 7º ANO

Habilidade: Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

Ao colocar um pouco de água fervendo em um recipiente de vidro, a vó de Artur levou um grande susto pois o recipiente quebrou. Você sabe por que isso aconteceu? Vamos compreender um pouco sobre temperatura e calor para respondermos essas indagações! Temperatura e calor são conceitos fundamentais da Termologia, que é a área que estuda os fenômenos associados ao calor, como a temperatura, propagação de calor, entre outros. Mas cuidado para não utilizar esses dois conceitos como sinônimos, pois são aspectos distintos.

A temperatura é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura. O dispositivo utilizado para medir essa grandeza é o termômetro. O calor, que também pode ser chamado de energia térmica, corresponde à energia em trânsito (movimento) que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Essa transferência ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.

1. A temperatura dos corpos que tocamos determina as nossas sensações de quente e frio. Um corpo parece quente ou frio conforme sua temperatura seja maior ou menor que a temperatura do nosso corpo. Dessa forma, podemos concluir que a temperatura é uma grandeza física que mede

(a) grau de agitação das moléculas 

(b) calor

(c) pressão 

(d) volume


2. O calor é definido como uma energia térmica que se transfere (passa) de um corpo para outro. Tal fluxo de calor entre dois corpos em contato se deve inicialmente a:

(a) temperaturas dos corpos serem iguais 

(b) temperatura dos corpos serem diferentes

(c) os corpos estarem muito quentes 

(d) os corpos estarem muito frios


3. A medida de temperatura só é feita quando se alcança o equilíbrio térmico. É por isso que devemos esperar em torno de cinco minutos para aferirmos corretamente a temperatura do corpo humano, por exemplo. O instrumento utilizado para medir a temperatura é

(a) barômetro 

(b) densímetro

(c) termômetro 

(d) anemômetro.


Habilidade - Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. Propriedades dos gases. 

Quando sua mãe está fazendo um bolo gostoso, você sente o cheirinho dele? Esses cheiros são os gases que saíram do alimento e que estimulam certas partes do seu nariz. Então, para compreendermos esse fenômeno, vamos estudar as propriedades do ar! A primeira delas é que o ar tem massa e ocupa lugar no espaço, ou seja, é matéria. Um bom exemplo é quando enchemos um balão que pode ser verificado o aumento de massa na balança e também o ar faz com que o balão estique mostrando que ele também ocupa espaço. Vamos comparar o comportamento dos líquidos com os gases para entender outra propriedade chamada expansibilidade. Ao despejar água em uma garrafa, sem enchê-la, ela vai para o fundo, já o gás, mesmo em pequena quantidade, ocupará todo o espaço da garrafa. A compressibilidade é a capacidade que o ar tem de ser comprimido, diminuindo seu volume. Já quando tapamos o orifício da seringa comprimindo o ar dentro e depois soltamos o êmbolo, observamos que este êmbolo tende a voltar à posição inicial devido a sua elasticidade.

4. Quando o ar é comprimido o seu volume diminui, por exemplo, apertar o êmbolo da seringa até o fim, tapando o orifício, faz com que percebamos até onde podemos comprimi-lo. Analise o exemplo dado e marque a alternativa que se refere corretamente à propriedade do ar.



(a) expansibilidade

(b) compressibilidade

(c) elasticidade

(d) resistência


5. Quando o ar se expande (espalha) aumenta o seu volume. Um exemplo dessa propriedade é quando abrimos o recipiente de um perfume e o cheiro se espalha pelo ambiente pois o aroma volátil misturado com o ar ocupa lugar no espaço. Qual propriedade do ar foi mencionada no enunciado dessa questão?

(a) expansibilidade 

(b) elasticidade

(c) compressibilidade 

(d) resistência


6. Quando apertamos o êmbolo da seringa, tapando o orifício e depois soltamos, o êmbolo retorna à posição anterior, devido a propriedade do ar chamada de

(a) expansibilidade 

(b) elasticidade

(c) compressibilidade 

(d) resistência

Nenhum comentário:

Postar um comentário