Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Atividade de Geografia - 9º ano

 Consumo Global


Na economia globalizada as empresas transnacionais criam diversas estratégias de marketing para vender a imensa quantidade de bens e serviços produzidos em um determinado local e ofertados em diversas outras regiões do mundo. No entanto, esses padrões de consumo massificados implicam consequência negativas para o meio ambiente e até para a saúde da população. 

 (Fragmento de texto retirado Araribá Mais – cap. 02, pág, 42).  

1 - Com base na leitura do texto, explique o significado de “consumo massificado”.


2 - Tendo como parâmetro a imagem acima, o que você entende por marketing?



Leia o texto a seguir. 

A “globalização” da poluição afeta a saúde das pessoas em todo o Mundo


Com ampla oferta de mão de obra e regulações e infraestrutura que facilitam as exportações, a China se transformou no maior centro industrial do mundo (sofrendo, posteriormente um colapso econômico nos três primeiros meses de 2020). Bens por lá produzidos são distribuídos por todo Planeta, assim como a poluição.[...] 

[...] O foco nos óbitos por doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão e doenças pulmonar obstrutivas crônicas registram que 3,45 milhões de mortes prematuras registradas em 2007, cerca de 12% foram provocadas por poluentes emitidos em outra região do  Mundo. Os resultados quantificam a extensão da poluição do ar como um problema global, afirma  Dabo Guan, professor da Escola de Desenvolvimento Internacional, de East Anglia.  [...] Os autores sugerem que a adoção de políticas regionais para regular a qualidade do ar pela  imposição de um preço para emissão de poluentes pode ser eficaz, e em alguns casos os custos de  tais políticas poderiam ser compartilhados por consumidores em outras regiões. Entretanto, existem  evidências de que as indústrias poluentes tendem a migrar para países com regulações mais frouxas,  o que provoca uma tensão entre a necessidade de melhorar a qualidade do ar e de atrair investimentos  internacionais diretos. (Araribá Mais,cap.02,pág.42)


3 - Com base na discussão apresentada no texto, você identifica aspectos da integração mundial característica de uma economia globalizada? 


 

4 - A discussão proporcionada pelo texto indica uma interpretação mais associada ao termo  Globalização ou Mundialização? Justifique a sua conclusão. 


 

5 - Pesquise sobre as características da mundialização da produção e elabore um pequeno resumo  nas linhas a seguir. 


 

6 - Quais os impactos negativos sociais e ambientais da Globalização? 


 

7 - O texto afirma que a extensão da poluição do ar, deve ser visto como um problema global.  Comente. 


 

8 - Você concorda que a melhoria de controles de poluentes na China, na Índia e no resto da Ásia  traria um imenso benefício para a saúde pública naquelas regiões e em todo Mundo? Explique.


9 - Indique os fatores que contribuíram para que a China se transformasse no maior Centro Industrial  do Mundo. 


 

10 - O texto menciona um colapso na economia chinesa, nos três primeiros meses de 2020. Pesquise  e relacione os motivos que provocaram graves danos a essa economia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário