Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A importância da ingestão de água durante a atividade física

A água é o líquido fundamental para a vida. O corpo humano é constituído de mais de 60% de água, o que faz dela um nutriente indispensável à saúde. Todo o funcionamento do organismo depende da água. Além de distribuir os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo, a água ajuda a regular a sua temperatura, a eliminar as toxinas através da urina e da transpiração e a estimular o trânsito intestinal. Sendo assim, quando há pouca água no corpo, o organismo sofre prejuízos. 

A hidratação, feita de maneira correta, equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor. Apesar da quantidade de ingestão de líquido variar de acordo com a temperatura do dia, com a intensidade da atividade que se realiza, com o tipo de trabalho e com a exposição ou não ao sol, os especialistas aconselham a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia. 

Os dois litros de água recomendados, devem ser ingeridos em quantidades e intervalos regulares. A sede, que é causada pela baixa quantidade de água dentro das células, diminuindo a eliminação de água pelos rins e por meio da saliva, é um sinal do organismo indicando que o indivíduo deve beber água. 

A água exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante sua hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento. 

Quando fazemos exercícios físicos, se não houver reposição da água perdida pelo suor, nos desidratamos e prejudicamos nossa saúde. Portanto, é preciso ingerir a água que o nosso organismo gasta. A quantidade de água a ser ingerida deve aumentar durante o calor do verão ou caso a nossa prática esportiva aconteça ao ar-livre, em dias de sol. 

O suor é um mecanismo ativado pelo corpo para manter a temperatura a 37 graus. A água também interfere em outros mecanismos muito importantes, como transportar o oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos do sangue, eliminar o dióxido de carbono pela respiração e regular a pressão arterial para o bom funcionamento do coração e da circulação. O suor é composto por água (em 99 por cento), alguns nutrientes, principalmente sódio e cloro, e, em quantidades muito pequenas, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco.


ATIVIDADES 


1) Qual é a importância da água em nosso organismo?


2) Por que devemos nos hidratar corretamente? Segundo os especialistas, quantos litros de água, no mínimo, devem ser ingeridos por dia?


3) Qual é a função do suor em nosso organismo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário