Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Alongamento e Aquecimento

Os alongamentos devem fazer parte de nossa vida diária, da mesma forma que o alimento e o sono, pois é através dos alongamentos que aumentamos nossa flexibilidade e deixamos nosso corpo mais relaxado e solto. É uma boa opção, principalmente, quando realizamos exercícios físicos. 

Podemos fazer os alongamentos diariamente, com a finalidade de aumentarmos nossa flexibilidade e a amplitude de movimentos ou no momento da prática de exercícios físicos, para obter alguns benefícios que serão vistos a seguir. 

Os alongamentos feitos após o aquecimento e também após os exercícios físicos tendem a reduzir as dores musculares e a tensão muscular provocada pelos exercícios, a melhorar o desempenho na atividade física, além de aumentar a amplitude dos movimentos articulares. Feitos de forma adequada, contribuirão para tornar nossos movimentos mais livres e mais amplos e, assim, estaremos preparados para iniciar nosso esporte. 

Alguns estudos mostram que existem vantagens em iniciarmos a atividade física com o aquecimento e só depois fazermos os alongamentos. Como na prática de esportes, necessitamos 7 também de fortalecimento muscular para nos exercitarmos, precisamos ter um equilíbrio entre a musculação e os alongamentos, a fim de evitarmos o alongamento excessivo, que pode resultar em diminuição de força muscular. No caso da prática de exercícios estafantes, os alongamentos também devem ser feitos no final da atividade física, diminuindo, assim, a tensão muscular e favorecendo uma recuperação muscular mais precoce.


Atividade


1. Qual é a função do alongamento?


2. Quando devemos fazer os alongamentos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário