Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Atividade Educação Física

 

  1. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados. Assim, preparam-se os músculos, que ficam protegidos de possíveis lesões e têm seu desempenho potencializado. Para que a prática seja eficaz, é importante que cada posição seja mantida por 15 a 30 segundos, de acordo com o grupo muscular que se pretende trabalhar. Após a análise da abordagem sobre o alongamento, é correto afirmar que:  ( CBC/16.1 )


  1. (   ) ele deve ser realizado antes.

  2. (   ) ele deve ser realizado somente depois do exercício.

  3. (   ) ele deve ser realizado antes e depois do exercício.

  4. (   ) não é necessário realizar o alongamento na prática de atividade física.

  5. (   ) NDA.


  1. Leia o trecho abaixo:




Disponível em: http://gatopeleque.blogspot.com.br/2011/09/uma-breve-historia-do-futebol.html Acessado em Jan. 01th, 2013

Apesar das controvérsias quanto ao precursor do futebol no Brasil, há fortes indícios de que tenha sido Charles Miller.  Ele era paulista, filho de ingleses, estudante e jogador de futebol na Inglaterra, e quando retornou ao Brasil vindo de um curso na Inglaterra, em 1894, trouxe consigo uniformes, chuteiras, bolas e regras desse novo esporte, que passou a ser difundido por ele em São Paulo.

Baseando-se no trecho acima podemos afirmar que o esporte que mais se difundiu ao longo dos anos no Brasil foi:  (CBC/1.1 )


  1. (   ) Basquetebol.

  2. (   ) Futsal.

  3. (   ) Atletismo.

  4. (   ) Futebol.

  5. (   ) Vôlei.


  1. O ritmo está presente em grande parte dos esportes, jogos, ginásticas e lutas, desde a respiração até a execução de uma difícil jogada. Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil existe uma riqueza muito grande dessas manifestações. Assinale abaixo a alternativa que corresponde aos diferentes ritmos expressivos brasileiros: ( CBC/ 19.1 )


  1. (   ) Reisado, Maracatu, Carimbó, Samba e Tango.

  2. (   ) Maracatu, Samba, Frevo, Fandango e Forró.

  3. (   ) Maracatu, Tango, Malambo, Zamba e Valsa.

  4. (   ) Salsa, Merengue, Fandango, Forró e Reisado.

  5. (   ) Chotiça, Cielito, Merengue, Salsa e Funk.


  1. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo de fundamental importância para o desenvolvimento e a manutenção de um Estado democrático. Entende-se por inclusão a garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade. Participar de uma sociedade inclusiva é estar predisposto a considerar e respeitar as diferenças individuais, criando a possibilidade de aprender sobre si mesmo e sobre cada um dos outros, em uma situação de diversidade de ideias, sentimentos e ações. Dentre os mais diversos eventos esportivos inclusivos no cenário mundial podemos considerar: ( CBC/8.1 )


  1. (   ) que é o Campeonato Brasileiro.

  2. (   ) que são as Olimpíadas.

  3. (   ) que é a Taça Libertadores da América.

  4. (   ) que são as Paraolimpíadas.

  5. (   ) que não existem eventos esportivos inclusivos no Brasil.


  1. Correr é um esporte eficiente, pois traz um enorme bem-estar e muitos benefícios. Mas para correr é preciso tomar alguns cuidados, pois esta prática esportiva, que ganha cada vez mais adeptos, seu principal benefício é que fortalece os músculos que dão sustentação à coluna. Entretanto, a falta de orientação pode levar alguns atletas a: ( CBC/ 5.2 )


  1. (   ) sofrer muita dor de cabeça.

  2. (   ) emagrecer rapidamente.

  3. (   ) ficarem com os pés e mãos sempre inchados.

  4. (   ) sofrerem desnutrição.

  5. (   ) sofrerem de dores nas costas. 


  1. O jogo é uma forma de conhecimento produzido pelos homens desde os primórdios da humanidade, no qual o prazer e o desafio estão presentes nessa prática social, em suas diferentes formas (jogos individuais, jogos coletivos, jogos com regras simples, jogos com regras mais complexas). O jogo é uma prática originalmente, comum a crianças e adultos, indistintamente, possibilitando a relação do indivíduo com o coletivo, com a comunidade a que pertence. É um fenômeno social, ou seja, é resultado de uma cultura, com seus costumes e tradições, por isso há diferenças na forma de jogar e o desconhecimento de determinados jogos por alguns grupos sociais.

Baseando-se na ideia acima podemos afirmar que o lúdico está presente na seguinte atividade: ( CBC/ 6.5 )


  1. (   ) Futsal de rendimento.

  2. (   ) Handebol de rendimento.

  3. (   ) Rouba- Bandeira.

  4. (   ) Tênis de Mesa.

  5. (   ) Futebol de rendimento.


  1. Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente. Atualmente, no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. No folclore brasileiro os brinquedos e as brincadeiras que se destacam são: (CBC/10.3)


  1. (   ) Bola, amarelinha e esconde-esconde e plantar.

  2. (   ) Peteca, amarelinha, ciranda, pipa, estilingue, pião e boneca de pano.

  3. (   ) Peteca, amarelinha, boneca de pano, nadar, plantar.

  4. (   ) Bola, bolas de gude, pipa e pião.

  5. (   ) Amarelinha, esconde-esconde, queimada, pega-pega e pular corda.


  1. Leia atentamente o texto abaixo:


CAPOEIRA – Raízes africanas, origem brasileira.


    

Disponível em: http://culturacorporalbrasileira.blogspot.com/2009/05/capoeria.html Acessado em Jan. 01th, 2013


A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que ritualiza movimentos de artes marciais, jogos, dança e música. A origem cultural do que se transformaria capoeira foi trazida de Angola para o Brasil depois do século XVI em regiões da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. 

     A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. 

     Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. 

     Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. 

     A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.


Baseando-se na abordagem da origem e história da capoeira podemos definir que a prática da capoeira ocorria em terreiros próximos aos galpões que serviam de dormitório para os escravos, esses galpões eram chamados de: ( CBC/12.1)


  1. (   ) Cabanas.

  2. (   ) Galpões.

  3. (   ) Senzalas.

  4. (   ) Poupas.

  5. (   ) Casas de tortura.


  1.  Contém sequências de movimentos corporais com um sentido definido, intencionalmente rítmicas, e culturalmente influenciadas, escolhidas de forma muito semelhante à escolha de sequências de linguagem verbal, visual ou musical. 

ESPAÇO, RITMO, MODO, DINÂMICA, FORMA, LOCOMOÇÃO, GESTO, FRASE CORPORAL E MOTIVO, são elementos construtivos da: (CBC/18.2)


  1. (   ) Capoeira.

  2. (   ) Dança.

  3. (   ) Ginástica Olímpica.

  4. (   ) Ginástica Rítmica.

  5. (   ) Luta.



  1. Atualmente a ginástica divide-se em várias modalidades ou formas de práticas. Entre elas, a ginástica olímpica artística, a ginástica aeróbica, a ginástica rítmica, a ginástica acrobática, a ginástica de trampolim dentre outras. Uma determinada modalidade de ginástica utiliza:







Disponível em: http://olimpiadas.uol.com.br/album/2012/08/11/final-individual-da-ginastica.htm Acessado em Jan. 01th, 2013

                Assinale abaixo a alternativa que corresponde à modalidade de ginástica que utiliza os 

               materiais citados acima nas imagens: ( CBC/15.1 )


  1. (   ) Ginástica artística.

  2. (   ) Ginástica aeróbica.

  3. (   ) Ginástica Olímpica.

  4. (   ) Ginástica rítmica.

  5. (   ) Ginástica acrobática.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário