Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Atividades de Ciências - 7º ano

 Leia o texto abaixo e responda as questões: 

Biodiversidade Brasileira 

A biodiversidade é a exuberância da vida na Terra – diz respeito ao número de diferentes categorias biológicas (riqueza) da Terra e à abundância relativa destas categorias. Nesse contexto, o Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta - uma enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas. 

Muitas das espécies brasileiras são endêmicas, e diversas espécies de plantas de importância econômica mundial – como o abacaxi, o amendoim, a castanha do Pará, a mandioca, o caju e a carnaúba – são originárias do Brasil. 

O valor da biodiversidade brasileira é incalculável, apenas quanto ao seu valor econômico, como base da indústria de biotecnologia e de atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais – são estimados em 33 trilhões de dólares anuais. As atividades de extrativismo florestal e pesqueiro empregam mais de três milhões de pessoas. A biomassa vegetal, incluindo o etanol da cana-de-açúcar, a lenha e o carvão derivados das florestas respondem por 30% da matriz energética nacional – e em determinadas regiões, como o Nordeste, atendem a mais da metade da demanda energética industrial e residencial. 

Além disso, grande parte da população brasileira faz uso de plantas medicinais para tratar seus problemas de saúde. Na agricultura, o Brasil possui exemplos de repercussão internacional sobre o desenvolvimento de biotecnologias que geram riquezas por meio do adequado emprego de componentes da biodiversidade. 

Mas esta exuberante diversidade biológica global vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo – e hoje a perda de biodiversidade é um dos problemas mais contundentes a acometerem o Brasil. A crescente taxa de extinção de espécies – que estima-se estar entre mil e 10 mil vezes maior que a natural – demonstra que o mundo natural não pode mais suportar tamanha pressão. 

Diante deste quadro, é importante celebrar a vida na Terra, refletir sobre o valor da biodiversidade e a agir para protegê-la. E a hora de agir é agora. 

Agora vamos , lá! 


1- O que é biodiversidade? Dê exemplos.



3 – Qual a importância da biodiversidade brasileira? 


 4 – O que poderá acontecer com a biodiversidade no futuro se não houver conscientização da população brasileira? 


5- A luta pela manutenção da variedade e da diversidade biológica nem sempre é bem entendida pela população. Quais são os principais motivos da perda da biodiversidade? 


6- Quais são as consequências da extinção de uma espécie sob o ponto de vista da biodiversidade? 


 7- Biodiversidade foi tema muito discutido durante a preparação e realização da Conferência Mundial Sobre Meio Ambiente. Justifique porque certas regiões geográficas são consideradas biodiversas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário