Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A Importância da Higiene Corporal

Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios. A higiene é a melhor arma para a manutenção da saúde. 

Manter limpos nossos corpos e o ambiente em que vivemos é tarefa individual e indispensável. 

Cada parte do nosso corpo tem características diferentes e precisa ser cuidada de uma maneira específica. 

O BANHO: O banho diário é indispensável para eliminar as impurezas da pele, como também proporciona um ótimo relaxamento. Use bastante água, sabonete e uma boa esponja. Massageie todo o corpo: isso ajudará na limpeza, removerá as células mortas e ativará a circulação sanguínea, evitando problemas de pele como sarna e micoses. Seque bem todo o corpo. Lave os cabelos com frequência, pois neles acumulam-se poeiras e gorduras que 6 precisam ser eliminadas, por isso, os cabelos devem estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Ao lavar o rosto pela manhã, preste atenção se há secreção no canto interno dos olhos e, se houver, remova-a com bastante água. 

A BOCA/OS DENTES: A higiene da boca é outro aspecto importante. Os dentes devem ser escovados pela manhã, ao acordar, à noite, antes de dormir, e após cada refeição. O uso do fio dental também é recomendado. Com estes cuidados, você manterá sempre um hálito agradável e um belo sorriso, evitando cáries e inflamações na gengiva. Lembre-se de que dentes mal tratados podem afetar todo o organismo. 

AS UNHAS: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, o cuidado com as unhas valoriza os aspectos estéticos relacionados à beleza. 

O VESTUÁRIO: A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e devem ser adequados às temperaturas do ambiente: frescos no verão, quentes no inverno e impermeáveis nos dias de chuva. Devem ser cômodos e folgados. O vestuário é importante para manter a temperatura corporal. O ideal é vestir roupas de algodão, pois não retêm o suor do corpo, o que evita o aparecimento de mau cheiro. Evite roupas justas e de fibras sintéticas.

Atividade:

1. Qual é a importância da higiene para a saúde?


2. Quais são as funções do vestuário?


3. Quantas vezes ao dia, no mínimo, devemos escovar nossos dentes?


Nenhum comentário:

Postar um comentário