Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Geografia 6º ano - PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM CULTURAL

 A paisagem é um conceito que se refere a tudo o que podemos perceber utilizando os nossos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição). Portanto, todo o ambiente terrestre pode ser considerado como uma paisagem: o caos do centro de uma grande cidade, o espaço de uma fazenda ou a área de um bosque. Em razão da abrangência desse termo, comumente ele é dividido em dois tipos principais: as paisagens naturais e as paisagens culturais. 

As paisagens naturais são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. Em algumas definições, esse conceito também abrange regiões naturais consideradas inóspitas, ou seja, que não apresentam condições para a manutenção da vida do homem, como uma área de um deserto. 

As paisagens culturais – também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades humanas. Elas constroem-se a partir da utilização e transformação dos elementos da natureza pelas atividades realizadas pelo homem. Portanto, todas as edificações artificialmente construídas, bem como as intervenções não naturais sobre o espaço constituem paisagens culturais, como o espaço de uma cidade ou um campo de produção agrícola.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paisagem-cultural-paisagem-natural.htm

 Leia as questões abaixo referente ao texto acima e responda:

1 – O que é uma Paisagem Natural? 

A - (   ) São Paisagens com elementos da natureza que não se modificam. 

B - (   ) São lixos jogados na rua. 

C - (   ) São quadros pintados. 


2 – O que é uma paisagem Cultural ou antrópicas? 

A – (   ) São gravuras de revistas e jornais. 

B – (   ) São animais, plantas e árvores. 

C – (   )São expressões das atividades humanas. 


3 – Qual a importância de estudar geografia?  

A – (   ) Estudar geografia nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos. 

B – (   ) Não significa compreender o mundo em que vivemos. 

C – (   ) Não é uma matéria importante. 


4 – Cite o nome de cinco paisagens naturais: 


5 – Cite o nome de cinco paisagens culturais: 


6 – Leia o texto e responda as perguntas abaixo: 

Meu nome é Celina Tembé, Tembé porque sou da tribo Tembé: Estou começando a aprender a língua da nossa tribo. Gosto de ir tomar banho no rio, quero ficar aqui o resto da minha vida. Adoro ir a floresta e fico triste quando as pessoas derrubam as árvores. Ás vezes, de noite, a floresta me assusta, porque o Martim vive lá. Ele é um bicho enorme que os adultos dizem que não existe. Nunca o vi, mas sei que está lá porque dá pra ouvir quando ele assobia. Eu morro de medo do Martin [...] Adoro ir à escola, eu pratico caligrafia no meu caderno. Ando sempre descalça, nunca tive sapatos. Mas é difícil eu machucar o pé. 

A – De acordo com o texto acima, quais são os lugares frequentados por Celina? 


B – Cite o nome de cinco lugares que você costuma frequentar no dia a dia. 


C – Cite o nome de três lugares que você gostaria de conhecer. D – O que torna o lugar onde vivemos importante para nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário