Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Arte Contemporânea brasileira

 No Brasil, o estilo da Arte Contemporânea começou a ser fomentado também durante a década de 1950, principalmente por meio do movimento de vanguarda do Neoconcretismo. 

A Pop Art americana, ao aparecer em todo o mundo, influenciou também a maneira como se fazia arte aqui no Brasil, principalmente nos anos 1960. Neste início, os artistas expressavam fortes críticas à sociedade e à Ditadura Militar, além de referenciar fortemente o Tropicalismo. 

Na década seguinte, a arte se afasta dos momentos de contestação política, assumindo uma faceta de reflexão do pensamento, da razão e da tecnologia. A arte tecnológica surge, então, com a Exposição Internacional da Arte por Meios Eletrônicos. 

O fim dos anos 1970 incorporou na arte brasileira os anseios do movimento das Diretas Já, retomando o caráter de crítica social e de opinião política, principalmente em exposições como “Tradição e Ruptura”, de 1984 e “A Trama do Gosto”, de 1987, trazidas pela Bienal de São Paulo, além da mostra “A Mão Afro-brasileira”, de 1988, organizada pelo MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo). 

Apesar do grande alcance, principalmente pelo uso da tecnologia, a arte brasileira ainda permanece como um privilégio das camadas mais ricas da população e continua sendo veiculada nos grandes centros urbanos, excluindo do processo artístico o interior do país. 


Movimentos da Arte Contemporânea 


Com um forte caráter globalizado e incluindo diversas formas de se fazer arte, a Arte Contemporânea abarca várias escolas e movimentos artísticos, focados mais na ideia e com o objetivo de se comunicar, preterindo o consumo, como era comum no período anterior da Arte Moderna. Nesse sentido, podemos destacar diversos movimentos e vanguardas contemporâneas, como: 

•Arte Cinética; 

•Arte Conceitual; 

•Arte de Novas Mídias; 

•Arte Digital; 

•Arte povera (poor art); 

•Arte Urbana / Street Art; 

•Body Art; 

•Fotografia; 

•Fotorrealismo; 

•Hiper-realismo; 

•Instalação; 

•Op Art; 

•Pop Art. 

Fonte: https://www.stoodi.com.br/blog/2019/01/15/arte-contemporanea/


Atividade 01 

Partindo dos movimentos da Arte Contemporânea citados acima, você consegue estabelecer relação com o que você tem visto nos suportes como televisão, computador, celular, site de streaming (Netflix, Amazon Prime, Globoplay, etc). Percebe aproximação com as experimentações estabelecidas com artistas da cultura pop, indie, rock, rap, e outras vertentes da música na contemporaneidade? Estabelece diálogos com a Arte Urbana como os muros grafitados pela cidade de Campo Grande? Reconhece artistas de rua na área das Artes Cênicas e novas possibilidades que eles apresentam para lidar com o público? Cite por aqui alguns exemplos de diálogo estabelecido com a Arte Contemporânea no decorrer da sua vida. Já observou no caminho de casa até a escola algum muro com grafite, quais eram as características dele? Percebe as influências tecnológicas na música atual (exemplo: rap x trap)? Já viu ou observou alguma performance na área do Teatro ou Dança? Dê exemplos concretos, caso não tenha tido essa experiência pode ser possível relatar a experiência enquanto espectador de um filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário