Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Atividade de Geografia - 7º ano

1. Em relação à localização do Brasil quanto às zonas térmicas ou climáticas, responda às questões. 

a) É correto afirmar que o Brasil é um país predominantemente tropical? Explique. 

b) Qual é a linha imaginária que delimita a Zona Tropical e a Zona Temperada do sul? Que porções do território brasileiro estão ao sul dessa linha? 


2. Explique por que nós, brasileiros, somos chamados de sul-americanos e latino-americanos.


3. Leia os quadrinhos do personagem Charlie Brown e responda às questões.


a) O que Lino, amigo de Charlie Brown, quer dizer com a frase “Em algumas partes do mundo, amanhã já é hoje e hoje é ontem”? Por que isso acontece? 

b) Se você estivesse em Manaus, capital do estado do Amazonas, e lá fossem 23 horas, no arquipélago Fernando de Noronha seria ontem, hoje ou amanhã em relação à sua localização?


4. Analise as questões entre a relação dos povos indígenas e os colonizadores durante o processo de colonização em território brasileiro. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas.

(   ) Na época da chegada dos colonizadores portugueses, os povos indígenas distribuíam-se pelo território que viria a ser o Brasil.

(   ) Durante o processo de colonização, os povos indígenas mostraram aos portugueses todos os seus conhecimentos na manipulação de metais utilizados na confecção de espadas, facas, enxadas, entre outros artefatos.

(   ) O convívio entre os povos indígenas que habitavam as terras brasileiras e os portugueses não foi amistoso, já que muitas tribos foram dizimadas.



Um comentário: