Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 25 de março de 2020

A VIDA E O TRABALHO NA PRÉ – HISTÓRIA


A PRÉ HISTÓRIA DO TRABALHO

A nossa história começa há cerca de dois milhões de anos, na Idade da Pedra Lascada, também conhecida como período Paleolítico. A principal preocupação do homem primitivo era manter sua subsistência, e para isso ele dependia principalmente dos recursos naturais disponíveis. Sua alimentação era composta de frutos silvestres, peixe e a caça de animais.

AS PRIMEIRAS FERRAMENTAS

            As armas e ferramentas utilizadas eram feitas de osso ou pedra, para ganhar forma elas eram lascadas e depois destinadas para funções como cortar, raspar ou furar.

A MORADIA

Os homens da Pré-História eram nômades, isto é, de tempos em tempos eram obrigados a mudar em busca de alimentos, como eles retiravam seu sustento da natureza, com o tempo a comida ia acabando, e muitas vezes eles se viam obrigados a competir com os animais na procura de alimentação.

O TRABALHO DAS MULHERES

A preparação dos alimentos ficava por conta da mulher, que também era responsável por cuidar dos filhos, colher os frutos e confeccionar as roupas utilizando a pele da caça. Os trajes da época eram feitos de pele de rena, raposa, castor ou lontra. Alguns utilizavam enfeites, como conchas por exemplo.

O TRABALHO DOS HOMENS

A falta de recursos obrigava o homem a utilizar a criatividade para conseguir o alimento, uma das estratégias mais comuns de caça era acuar os animais junto a um rio ou clareira (de modo que não pudessem fugir). Para matar sua presa, eles confeccionavam flechas, lanças ou mesmo pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário